reprodução automática próximo vídeo em 5s

Enem deve abordar eletricidade, literatura contemporânea e questão indígena

A prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano deve manter a sua preferência por temas brasileiros, com muitos textos e uso de gráficos e de imagens como charges nas suas questões. A análise é de Igor Zenker, da empresa de tecnologia educacional Adaptativa, que elabora simulados do Enem para a Folha, e de Vera Lucia da Costa Antunes, uma das coordenadoras do Curso e Colégio Objetivo. Eles participaram do TV Folha desta quinta-feira (8), com mediação será da jornalista Sabine Righetti.

Em matemática, dizem, a tendência é aparecerem temas como juros, lucro. Física, como todos os anos, deve abordar eletricidade. Geografia deve trazer questões como relevo e, em história, as questões indígenas e dos negros deve ser questionada. Já para a redação, os especialistas apostam em temas como envelhecimento da população brasileiras, uso de tecnologia no aprendizado e desenvolvimento sustentável.

Com recorde de 9,2 milhões de inscritos, o Enem deste ano acontece nos dias 5 e 6 de novembro. Quem tiver interesse pode se inscrever para um simulado gratuito da Folha para o Enem aqui. A simulação é inédita e gratuita, com correção TRI (mesma tecnologia do MEC), boletim de desempenho e sisúmetro, que indica em qual universidade o aluno conseguiria entrar com sua nota. Dessa vez, o simulado traz também redação, com correção colaborativa.