reprodução automática próximo vídeo em 5s

Habilidade comportamental será essencial no trabalho de jovens no futuro

Embora competências técnicas sejam importantes para ter acesso ao futuro do mercado de trabalho, possuir habilidades comportamentais, como análise crítica, capacidade de solucionar problemas e resiliência, é essencial para se adaptar a uma nova realidade em constante mudança, segundo especialistas.

O problema é que o modelo de ensino convencional, ainda muito focado na memorização de informações e com pouca participação dos estudantes, não tem auxiliado os jovens a desenvolverem essas habilidades.

“O mercado de trabalho hoje é excludente, focado demais em competências técnicas, e o ensino não atende boa parte das demandas para a educação. Jovens de baixa renda acabam tendo poucas oportunidades, apesar de ser um público com muitas habilidades comportamentais”, afirmou Karen Franquini, fundadora da startup Ganbatte, durante debate nesta quarta-feira (22).

O evento faz parte do 3º fórum Inovação Educativa, realizado pela Folha em parceria com a Fundação Telefônica Vivo, e que acontece na manhã de quarta (22) e quinta-feira (23), na Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2500 – Sumaré). Confira aqui a programação dos debates.

Leia mais