reprodução automática próximo vídeo em 5s

'Sem dinheiro, produção científica vai cair', diz especialista

A produção científica das universidades brasileiras deve começar a cair nos próximos anos como resultado dos recentes cortes no orçamento para ciência. Quem diz isso é Helena Nader, presidente da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), que participou de transmissão da TV Folha sobre o RUF - Ranking Universitário Folha ao lado de Solon Caldas, diretor da Abmes (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior).

Para se ter uma ideia, o orçamento do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação hoje é, em valores corrigidos, 52% menor do que em 2010. O governo tem cortado recursos para pesquisa, para equipamentos e bolsas de pesquisa. Não vai dar para manter o ritmo.

A produção científica vale 42% da nota das universidades no RUF, ao lado dos indicadores de ensino (32%), internacionalização (4%), mercado (18%) e inovação (4%). De acordo com Caldas, as universidades particulares recebem menos dinheiro do que as públicas para fazem pesquisa.

Publicado desde 2012, o RUF faz uma avaliação das 195 universidades brasileiras e também traz a classificação dos 40 cursos com maior demanda do país, como medicina e administração, oferecidos por universidades, centros universitários e faculdades.

Leia mais sobre o RUF aqui