Informações sobre o álbums
  • editoria:
  • galeria:
  • link: http://educacao.uol.com.br/album/2012/04/18/dez-maneiras-de-ajudar-as-criancas-na-escola.htm
  • totalImagens: 10
  • fotoInicial: 1
  • imagePath:
  • baixaResolucao: 0
  • ordem: ASC
  • legendaPos:
  • timestamp: 20120418194321
Fotos

Pensar é um processo lento, cansativo e incerto. Mas é possível obter prazer pensando quando se chega a um resultado bem-sucedido, como resolver um problema matemático Thinkstock Mais

As pessoas são seletivas sobre as situações em que estarão dispostas a pensar. O problema em questão precisa ser um desafio, mas provavelmente solucionável Thinkstock Mais

O conhecimento factual (decoreba) deve acontecer paralelamente ao desenvolvimento da capacidade de se fazer uma avaliação crítica a respeito do assunto. Senso crítico é tido como uma manifestação da inteligência. O conhecimento enciclopédico, por sua vez, pode soar esnobe SXC.hu Mais

É mais fácil se lembrar de algo que tenha significado. Por isso, o professor precisa aproximar o conteúdo ensinado do universo dos alunos. Um caminho para isso é transformar o conteúdo em historinhas. Algo com que os estudantes possam se identificar Thinkstock Mais

Truques da mnemônica, como usar músicas, criar siglas, fazer associações são vistos com desconfiança por muitos professores. Mas funcionam para fortalecer a memorização SXC.hu Mais

Para auxiliar a compreensão dos alunos, é preciso contextualizar, dar exemplos, solicitar comparações SXC.hu Mais

A memória é o resíduo do pensamento. Se o aluno não pensa sobre alguma coisa, a informação provavelmente não será armazenada. A prática de exercícios favorece a memorização e possibilita novas aprendizagens SXC.hu Mais

Alternar métodos de ensino (fala, desenhos, perguntas) ajuda o professor a atingir os variados estilos de aprendizado de seus alunos SXC.hu Mais

Assim como os alunos precisam exercitar o que aprendem para compreender e memorizar, os professores também melhoram seu desempenho com a prática SXC.hu Mais

Os alunos precisam ser motivados, mesmo com resultados muito diferentes entre si. O melhor é falar sobre sucesso e fracasso em termos de esforço, não de capacidade SXC.hu Mais

Dez maneiras de ajudar as crianças na escola

Últimos álbuns de Educação

UOL Cursos Online

Todos os cursos