UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Banco de redações

Como participar

O Banco de Redações do UOL é um serviço que pretende estimular o estudante a treinar produção de textos, em especial do gênero dissertativo.

Todos os meses, o banco vai propor um tema, que deverá ser considerado pelo internauta que quiser enviar uma redação para avaliação no UOL. O envio da redação implica a concordância com as diretrizes aqui estabelecidas.

Professores associados ao banco vão corrigir e comentar 20 textos, que serão publicados no site no primeiro dia útil do mês subsequente. Apenas os textos selecionados serão corrigidos. Devido ao grande número de participantes, a seleção é feita por sorteio. A publicação dos textos sorteados se fará sem a menção do nome dos autores com o intuito de preservá-los.

Os textos devem ser enviados para o UOL pelo e-mail bancoderedacoes@uol.com.br, indicado na página inicial do site. As redações serão aceitas até o dia 25 de cada mês e deverão ter título e de 15 a 30 linhas.

A avaliação dos professores implicará nota e comentários baseados nos critérios adotados pelo MEC (Ministério da Educação) para a correção do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Os mesmos critérios também atendem às exigências dos vestibulares. São avaliados principalmente o domínio da norma culta do idioma, a compreensão do tema e a capacidade de redigir um texto de caráter argumentativo-dissertativo.

A escolha das redações a serem publicadas não focalizará somente os trabalhos bem-feitos, uma mostra de redações classificadas pelos desempenhos satisfatório, bom, regular, fraco e insatisfatório - expressões usadas pelo Ministério da Educação na correção dos textos do Enem.

A ideia é deixar claro ao estudante o que é esperado de sua redação e evidenciar as características que levam um texto a ter bom conceito no Enem e nas provas de vestibular.

Compartilhe:

    Receba notícias

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host