UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Banco de redações

Proposta de Novembro de 2010

Hoje, no Brasil, o negro apresenta o mesmo status social que o branco?

No dia 20 de novembro celebra-se o Dia da Consciência Negra. A data, comemorada nacionalmente desde 1978 e com feriados em algumas cidades desde 1995, marca o aniversário de morte de Zumbi, o líder do Quilombo de Palmares. Esse dia serve para motivar uma reflexão sobre a condição racial no Brasil. Sobre isso, há muitas polêmicas, retomadas todos os anos: se para a lei todos somos iguais, é possível dizer que ainda existe racismo no Brasil? Que desafios os negros enfrentam em relação à inclusão social? Como se explica a pequena quantidade de negros em espaços sociais de prestígio no Brasil? O que deve ser feito para reduzir os efeitos da escravidão sofridos até hoje? Reflita sobre essas questões e desenvolva uma dissertação argumentativa sobre o tema: Atualmente, no Brasil, o negro apresenta o mesmo status social que o branco?

Leia as redações avaliadas

Elabore uma dissertação considerando as ideias a seguir:

Diferenciação injusta


"Discriminação é uma diferenciação injusta ou ilegítima, pois vai contra o princípio fundamental da justiça (aquela que os filósofos chamam de 'regra da justiça'), segundo a qual devem ser tratados de modo igual aqueles que são iguais. Pode-se dizer que se tem uma discriminação quando aqueles que deveriam ser tratados de modo igual, com base em critérios comumente aceitos nos países civilizados, são tratados de modo desigual."

[Bobbio, Norberto. "Elogio da serenidade e outros escritos morais". São Paulo: Editora UNESP, 2002: 107]




Página 3


Racismo no Brasil


O tipo de preconceito mais frequente em nosso país é o racial. O racismo no Brasil fica mais evidente quando o brasileiro identifica o negro com seu papel social. A constatação, obtida por meio de pesquisa, é da psicóloga e professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, Ângela Fátima Soligo. Em sua pesquisa, a professora pediu aos entrevistados que atribuíssem dez adjetivos aos homens e mulheres negros. (...) O resultado final revelou que a maioria dos entrevistados, aí incluídos também os negros, limita-se a reproduzir os chavões sociais. O negro é alegre porque gosta de samba e Carnaval, forte porque se dá bem nos esportes e competente para trabalhos braçais. "O adjetivo é positivo, mas o papel social ligado ao negro mostra um preconceito arraigado na nossa cultura", concluiu a estudiosa. (...) A pesquisa reforçou a tese de que o brasileiro pratica um "racismo camuflado": em tese, diz que não tem preconceito, mas prefere limitar as possibilidades e potencialidades da raça negra. Por exemplo, na pesquisa, não houve identificação do negro com o intelectual ou o político.

[A ética e os estereótipos irracionais, UOL Educação]



Constituição Federal de 1988


Título II (Dos Direitos e Garantias Fundamentais), Capítulo I (Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos):
Art. 5º - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade (...).



Código Penal


Lei Nº 9.459, de 13 de maio de 1997.

Art. 1º Os arts. 1º e 20 da Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, passam a vigorar com a seguinte redação:

Art. 1º Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

Art. 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

Pena: reclusão de um a três anos e multa.



Quem é


A pesquisadora Fátima Oliveira, em seu artigo "Ser negro no Brasil: alcances e limites", assim expõe a questão da identidade racial:
"Identidade racial/étnica é o sentimento de pertencimento a um grupo racial ou étnico, decorrente de construção social, cultural e política. Ou seja, tem a ver com a história de vida (socialização/educação) e a consciência adquirida diante das prescrições sociais raciais ou étnicas, racistas ou não, de uma dada cultura. Assumir a identidade racial negra em um país como o Brasil é um processo extremamente difícil e doloroso, considerando-se que os modelos "bons", "positivos" e de "sucesso" de identidades negras, que já não são muitos, são pouco divulgados e o respeito à diferença em meio à diversidade de identidades raciais/étnicas inexiste."
[Ser negro no Brasil]

"Já foi vítima de racismo?"
"Nunca. Nem dentro e nem fora de campo. Até porque eu não sou preto, né?"
[Jogador Neymar, em entrevista para "O Estado de São Paulo"].



Respeitem Meus Cabelos Brancos


Respeitem meus cabelos, brancos
Chegou a hora de falar
Vamos ser francos
Pois quando um preto fala
O branco cala ou deixa a sala
Com veludo nos tamancos
(...)
[Composição: Chico César]



Observações:


 

 

 

 

  • Seu texto deve ser escrito na norma culta da língua portuguesa;
  •  

     

     

     

     

  • Deve ter uma estrutura dissertativa;
  •  

     

     

     

     

  • Não deve estar redigido em forma de poema (versos) ou narração;
  •  

     

     

     

     

  • A redação deve ter no mínimo 15 e no máximo 30 linhas escritas;
  •  

     

     

     

     

  • Não deixe de dar um título a sua redação;
  •  

     

     

     

     

  • Envie seu texto até o dia 25 de novembro de 2010;
  •  

     

     

     

     

  • Confira as redações avaliadas a partir de 1 de dezembrode 2010.

    Elaboração da Proposta


    Sueli de Britto Salles, especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
  •  

    Tendo como base as ideias apresentadas nos textos acima, os inscritos fizeram uma dissertação sobre o tema Hoje, no Brasil, o negro apresenta o mesmo status social que o branco?

    Leia as redações avaliadas
    Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

    Compartilhe:

      Receba notícias

      Shopping UOL

      Hospedagem: UOL Host