Poucas iniciativas governamentais têm criado tanta polêmica como esta. A implantação do sistema de cotas para afrodescendentes e negros tem produzido manifestações inflamadas e completamente antagônicas. Há os que sustentam as cotas como o início da eliminação de diferenças históricas entre negros e brancos. Há os que dizem que a medida é absurda, pois discrimina ainda mais o negro, fingindo integrá-lo. Outros acham que as cotas devem seguir apenas critério econômico, e não racial. Há também os que acham que não deve haver cota, só o mérito pessoal dos candidatos. Como você se posiciona nesta polêmica?
Ser ou não ser? Entrar ou não entrar, eis a questão?6,0
Cotas: Solução para a defasagem5,5
Ensino democrático: anti-racismo forçado4,0
Democratização de oportunidades3,0
Racismo: restrição de valores3,5
Cotas: problemas ou solução?6,5
Tampando o sol com a peneira4,0
A igualdade histórica das etnias2,5
Abrindo caminhos para a educação6,0
Política de cotas e prioridades sociais4,5
Mentiras4,5
Os textos deste bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
Aqui, você encontra exemplos de textos avaliados por uma equipe especializada em correção de prova de vestibular e Enem. Também pode enviar sua redação
Discuta a redação dos internautas, dê suas sugestões e faça comentários
Conheça temas que podem cair no Enem e nos vestibulares
Por ordem alfabética
Sites e publicações