UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Banco de redações

Proposta de agosto de 2012

Qual a importância, para o Brasil e para o mundo, da crise financeira dos países da zona do euro?

Faz dez anos que o euro passou a ser usado como moeda única em países que compõem a União Europeia, porém, com as recentes divulgações das fortes crises econômicas enfrentadas por países como a Grécia, a ligação política da chamada zona do euro teve seu prestígio abalado. Especialistas explicam que o descontrole econômico na região deu-se, fundamentalmente, por problemas fiscais, já que, nos últimos anos, alguns países pertencentes ao grupo gastaram mais dinheiro do que puderam arrecadar com impostos. A desconfiança de que os governos da região teriam dificuldade para honrar suas dívidas fez com que os investidores passassem a temer possuir ações, bem como títulos públicos e privados europeus. A crise, além de provocar problemas sociais e políticos na Europa, pode atingir o mundo todo, já que a redução nas importações europeias compromete o comércio internacional. Leia os textos da coletânea e depois elabore uma dissertação argumentativa que discuta a seguinte questão: qual a importância, para o Brasil e para o mundo, da crise financeira dos países da zona do euro?

Leia as redações avaliadas

Elabore uma dissertação considerando as ideias a seguir:

Crise do Euro

União monetária faz dez anos na Europa
Há dez anos, em 1º. de janeiro de 2002, entrou oficialmente em circulação o euro, a moeda única em países que compõem a União Europeia (UE). O lastro monetário simbolizava a integração do continente que, no século 20, enfrentou duas guerras mundiais e uma divisão ideológica que quase provocou uma terceira.

A Eurozona é composta por 17 dos 27 Estados-membros da UE: Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Malta, Países Baixos e Portugal. A moeda é usada diariamente por 332 milhões de europeus. O euro também é a segunda maior reserva monetária internacional e a segunda maior comercial, atrás somente do dólar americano.

A moeda que passou a ser usada pelos europeus, há uma década já era corrente entre os mercados financeiros desde 1999. Nesse ano, os governos aboliram moedas locais nas transações comerciais entre países. O objetivo era unir mais as nações e gerar mais desenvolvimento econômico.

Apesar disso, a Europa enfrenta desde 2009 uma crise de débito que ameaça a estabilidade do bloco, obrigando os governos a fazerem reformas impopulares que já derrubaram nove líderes político nos últimos três anos. Em países como Grécia, Espanha, Portugal e Irlanda, a dívida pública e o déficit no orçamento ultrapassam em muito os limites estabelecidos para a Eurozona.

[UOL Educação]

  • A crise na Grécia quase põe o euro em xeque e a Europa em crise

Euro cai a menor nível frente ao dólar em dois anos

Segundo analistas, otimismo em relação à Europa desapareceu completamente
O euro caiu no início da tarde para 1,2266 dólar, o menor nível ante o dólar desde julho de 2010. Além do relatório sobre emprego nos EUA, que veio abaixo do esperado, os investidores ainda digerem as ações anunciadas na quinta-feira por importantes bancos centrais.

O fato de o Banco Central Europeu (BCE) ter cortado sua taxa básica de juros para a mínima histórica de 0,75% e de o Banco do Povo da China (PBOC, na sigla em inglês) ter reduzido seus juros pela segunda vez em um mês mostra que a preocupação das autoridades com a situação da economia é grande.

(...) Analistas apontam que o otimismo em relação à Europa, após a cúpula realizada no fim da semana passada, desapareceu completamente, até porque os líderes da União Europeia ainda precisam implementar vários acordos para fortalecer a confiança dos investidores nas economias da zona do euro.

[Revista Veja]

Com crise europeia e China, Brasil dependerá mais de si

O Brasil vai depender cada vez mais de suas próprias forças para ter um crescimento sustentado nos próximos anos, em meio à crise na zona do euro e à desaceleração da economia chinesa, segundo o presidente do BNDES, Luciano Coutinho.

Segundo ele, o país não pode se limitar à produção e exportação de commodities, mas precisa reinventar sua indústria e o setor de serviços para enfrentar a concorrência mundial. "Precisamos ter (cuidado) para não cair em simplismos. É difícil, mas o Brasil pode escapar de forma criativa", disse.

Para Coutinho, o Brasil tem oportunidades na área de commodities, mas precisa ter uma indústria robusta e dinâmica, e que o banco vai ter um papel importante nesse processo.

Coutinho reforçou ainda a necessidade de o país ampliar suas taxas de poupança para assegurar um crescimento sustentável. "O Brasil tem uma fronteira de investimentos em infraestrutura, energia e logística, importante para melhorar a competitividade. Essa fronteira pode ser induzida pelo governo para aumentar a taxa de poupança/investimento", disse.

Coutinho participou da abertura do seminário "O Brasil e o Mundo em 2022", em comemoração pelos 60 anos do BNDES.

[Da Reuters, no UOL Economia]

Observações

Seu texto deve ser escrito na norma culta da língua portuguesa;

Deve ter uma estrutura dissertativa-argumentativa;

Não deve estar redigido sob a forma de poema (versos) ou narração;

A redação deve ter no mínimo 15 e no máximo 30 linhas escritas;

Não deixe de dar um titulo à sua redação.

Envie seu texto até 25 de agosto de 2012.

Confira as redações avaliadas a partir de 3 de setembro de 2012.

Elaboração da proposta

Sueli de Britto Salles

Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

Veja errata.

Tendo como base as ideias apresentadas nos textos acima, os inscritos fizeram uma dissertação sobre o tema Qual a importância, para o Brasil e para o mundo, da crise financeira dos países da zona do euro?

Leia as redações avaliadas
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host