UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Banco de redações

Redação

Aluno:***

Idade:***

Colégio:***

6,5

A copa do mundo [Copa do Mundo] de 2014

Muito se discute dos [sobre os] benefícios que a copa [Copa] trará ao País em 2014. O [2014, como o] aumento do turismo e [, do] emprego e a melhora na infraestrutura do país. [infraestrutura.] Porém, existe uma contradição a respeito [dúvida] se o Brasil terá condição de sediar esse mundial.

Os brasileiros estão em uma expectativa muito grande sobre 2014. Inúmeros cursos profissionalizantes na área de turismo e construção civil são oferecidos pelo país, empresas estão investindo no seu potencial comercial para melhor atenderem os turistas e, acima de tudo, fazer [para fazerem] com que esse evento deixe o Brasil em patamar diferenciado.

Para conseguirmos todos esses benefícios é preciso muito trabalho e dinheiro, mas o tempo está muito curto para tantas mudanças. Estamos praticamente no final de 2011, faltando apenas três anos para que tudo esteja pronto. Mas ainda há muito a se fazer. Um evento dessa proporção exige uma grande infraestrutura e isto [isso] ainda está em uma situação precária.

Um exemplo disso [dessa precariedade] é o transporte público de Brasília, um dos piores do país. E ainda não se comenta em nada a se fazer. Um outro exemplo é a questão a seguranças, Estados com [da segurança, pois estados como o] Rio de Janeiro ainda sofre [sofrem] com o poder na mão dos traficantes. Isso gera [Esses problemas geram] uma grande insatisfação para a população brasileira.

O melhor a se fazer é exigir dos governantes de cada estado e principalmente daqueles que irão sediar a copa [Copa] mais agilidade no processo de infraestrutura e segurança, pois se deixar para cima da hora, o país não vai dar conta de tanta coisa a fazer.

Comentário geral

O autor discute o adequadamente o tema, porém a imprecisão vocabular e a oralidade comprometem o bom desenvolvimento das ideias. Além disso, não explora elementos mais específicos ligados à infraestrutura do país para sediar a Copa.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: imprecisão vocabular no questionamento do autor, pois o fato de o Brasil sediar a Copa não está em discussão e sim se ele conseguirá garantir infraestrutura adequada para o evento.

2) Segundo parágrafo: não fica claro o que significa patamar diferenciado.

3) Terceiro parágrafo: imprecisão no final do parágrafo, pois não há referenciais claros.

4) Quarto parágrafo: a) o problema do transporte em Brasília não foi devidamente vinculado à discussão do tema; b) vocabulário impreciso e coloquial demais, problema que se repete no final do quinto parágrafo.

Competências avaliadas

CompetênciaNota
1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.1,5
2.Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.1,5
3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.1,0
4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.1,5
5.Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.1,0
Total 6,5

Desempenho do aluno em cada competência

Nota 2,0 - Satisfatório Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular
Leia a proposta completa
Leia outras redações avaliadas
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host