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Redação

Aluno:***

Idade:***

Colégio:***

9,5

A Inviabilidade do MMA

Apesar de ser mundialmente reconhecido como esporte, o MMA, sem dúvidas, incita e estimula a violência. É inconcebível que a sua prática seja aplaudida e acolhida pela sociedade.

Os golpes utilizados no MMA são assustadores. Os atletas, muitas vezes, saem do octógono desacordados, com hemorragias graves ou até mesmo com membros fraturados. Esse fato não se trata de uma fatalidade ou anomalia, mas do propósito do jogo: "acabar" com o oponente.

Através da mídia, a sua prática tornou-se corriqueira. As Academias estão repletas de jovens e adolescentes que procuram satisfação, adrenalina nessa atividade. A maioria deles declaram que optaram pelo MMA porque gostam de ver sangue e de bater nos oponentes. Essas afirmações são extremamente preocupantes. Teoricamente, esses não são bons conceitos a serem ensinados principalmente para indivíduos nessa faixa etária, que estão formando a sua personalidade.

Esportes que agreguem valores, união entre os indivíduos, entretenimento, diversão e lazer devem ser estimulados para qualquer pessoa. Ao contrário do incentivo à prática do MMA, que não garante bonança ou benefícios suficientes para seus espectadores e muito menos para os lutadores.
 

Comentário geral

Texto simples, objetivo, mas bem estruturado: apresenta a tese, defende-a com argumentos coerentes e conduz a reflexão a uma conclusão lógica. Poderia ter citado exemplos concretos para ampliar o nível de informatividade do texto.
 

Aspectos pontuais

1) Terceiro parágrafo: com as expressões a maior parte, grande número de, a maioria, o verbo normal e preferentemente vai para o singular; há, no entanto, gramáticos que aceitam o plural caso se queira destacar a ideia de conjunto.

Competências avaliadas

CompetênciaNota
1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.2,0
2.Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.2,0
3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.1,5
4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.2,0
5.Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.2,0
Total 9,5

Desempenho do aluno em cada competência

Nota 2,0 - Satisfatório Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular
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Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

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