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Proposta de abril de 2008

Fomos dominados pelas máquinas que inventamos?

Já não conseguimos viver sem celular, computador, internet e outros poderosos recursos tecnológicos. Queiramos ou não, eles transformaram o mundo durante o século 20 e ingressaram no século 21 com uma velocidade espantosa. Muita gente se adapta rapidamente às novidades e nem lembra como era a vida sem elas. Para outros, porém, ocorre uma dúvida: nossa existência seria melhor ou pior sem tudo isso? Seríamos diferentes? Há quem odeie e quem ame irrestritamente essas máquinas. Qual é nossa relação com os avanços da tecnologia?

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Redação

Aluno:***

Idade:***

Colégio:***

2,5

A população e a tecnologia

Embora, seja importante optarmos pela tecnologia, o mundo está cada vez mais, usufruindo desta.

Hoje em dia a população utiliza os recursos tecnológicos de vários tipos, como: Internet, automóveis personalizados, celulares que possuem canais de televisão, etc.

A tecnologia da internet é uma das mais utilizada no cotidiano; existe lan-house que o indíviduo usa e paga somente dois reais. Ás vezes a exploração dos sites, traz enorme aproveito, até mesmo torna-se útil, como um canal de comunicação, facilitando contato com outro indivíduo que está num determinado estado ou até mesmo país.

Sendo assim, não é necessário usar telefone, em determinadas ocasiões.

Hoje em dia a tecnologia está se expandindo, os carros estão sendo produzidos de maneiras mais sofisticadas, prova disso é que, foi publicado que será lançado carros que avoa.

Podemos notar que, quando é lançado um celular, que possui recursos mais personalizado que o anterior, a maioria da população não observa muito o valor, mas sim as características do produto, isto é, as pessoas querem usufruir do avanço da tecnologia.

Há alguns países, como o caso da Cuba, somente este ano foi liberado o uso de celular, sendo assim, os cubanos não estava acionado diretamente a tecnologia.

Geralmente nos países pobres, as pessoas não pode usar a internet nem celular, ou seja, devido as condições financeira, não é possível obter estes equipamentos.

Portanto, o ser humano deve se adaptar a tecnologia, tanto nos países desenvolvidos ou subdesenvolvidos, porém, para isso acontecer, é necessário o governo dar melhores condições de aperfeiçoamentos precisas, como, na área de informática, para cada um desenvolver o talento e ter sucesso no mundo atual.

Comentário geral


A redação apresenta precariedade no domínio da norma culta da língua escrita, seja em nível ortográfico ou sintático. Em termos de argumentação, o texto traz algumas considerações a respeito do uso da tecnologia. No entanto, demonstra grandes dificuldades em selecionar, formular e interpretar informações em defesa de um ponto de vista.

Aspectos pontuais


1) Uma breve análise do parágrafo que abre a redação mostra consideráveis dificuldades sintáticas e semânticas. Vamos ler novamente a afirmação, eliminando apenas as duas vírgulas, desnecessárias: "Embora seja importante optarmos pela tecnologia, o mundo está cada vez mais usufruindo desta." A conjunção "embora" quando inicia uma oração, exprime que um obstáculo - real ou suposto - não impedirá a declaração da oração principal. Pois bem:

Obstáculo real ou suposto = é importante optar pela tecnologia;

Declaração da oração principal = o mundo está cada vez mais usufruindo da tecnologia.

Concluímos, assim, que a afirmação introduzida pela conjunção "embora" não representa um obstáculo ao que é dito na oração principal. Não se estabelece, portanto, uma relação lógica entre as duas orações.

2) É preciso evitar erros crassos como os apresentados no trecho assinalado no segundo parágrafo. Observe os erros de ortografia e de concordância no trecho seguinte: "foi publicado que será lançado carros que avoa". O correto é "foi publicado que serão lançados carros que voam".

3) No sexto parágrafo, a oração assinalada em vermelho apresenta erro grave de concordância, além de impropriedade vocabular. Observe: "os cubanos não estava acionado diretamente a tecnologia". O correto é: "os cubanos não estavam utilizando diretamente a tecnologia" ou "não estavam em contato direto com a tecnologia".

Competências avaliadas

Competência Nota
1. Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 0,5
2. Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 0,5
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 0,5
4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação. 0,5
5. Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 0,5
Total 2,5

Desempenho do aluno em cada competência

Nota 2,0 - Satisfatório Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular
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Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

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