UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Banco de redações

Redação

Aluno:***

Idade:***

Colégio:***

6,0

A questão dos lixos na sociedade de consumo

Temos na sociedade atual um problema que não se resolve de nenhuma forma: os lixos. Vivemos falando sobre os sacos plásticos que [que,] jogados de maneira errada, prejudicam a saúde dos peixes, o [provocam o] alagamento das ruas, a destruição do planeta, mas nada se resolve. Nenhuma medida é tomada para melhorar este problema.

Vivemos em um grupo de pessoas [uma sociedade] que não sabem [sabe] tomar o devido cuidado com a natureza. Os lixos são um grande estrago para a vida ambiental. As soluções que buscamos sobre como resolver esse problema esta nas nossas atitudes e no que realmente fazemos para melhorar esse fato.

Os lixos não são de total responsabilidade dos garis, por exemplo, são de nossa parte também
. Vivemos nesse mundo globalizado, com altas tecnologias e não queremos aprender a utilizar o lixo de maneira certa.

A reciclagem é a forma mais inteligente de aprendermos o que fazer para com o lixo que utilizamos em nossa casa, empresa e em todos os lugares. Ser sustentável é uma ação que gera toda uma reação positiva no meio ambiente.

Então buscando melhorias na sociedade, comecemos com ações sustentáveis e com uma possível solução para isso tudo: aprender a fazer a nossa parte na vida em grupo. Permita boas melhorias no seu bairro, mas começando por você. Não adianta reclamar que certos órgãos não fazem nada, se você mesmo não faz. Toda ação gera uma reação, mas que seja uma atitude positiva no mundo global. Faça a diferença no meio em que você vive, para você ver a diferença no seu ambiente social. Temos tudo para que o lixo não se torne nosso vilão na natureza. Mas que esse vilão simplesmente não exista. Basta termos a vontade de ajudar a natureza a respirar de maneira certa e todos os que vivem nela. Os peixes precisam muito de viver e se você joga um lixo, no mar, você esta destruindo vidas. Comecemos a refletir sobre isso e não só ficar em reflexões e sim em ações. Vivendo da maneira correta e ajudando em grupo por um mundo mais sustentável é que faz toda a mudança ambiental.
 

Comentário geral

Tema discutido de modo amplo, com sugestões de atitudes, mas houve desrespeito a algumas regras dissertativas, tanto na estrutura do parágrafo conclusivo, quanto na linguagem informal, na conversa com o leitor.
 

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: houve quebra de paralelismo, já que os termos não completam o verbo prejudicam.

2) Segundo parágrafo: o vocabulário impreciso está prejudicando a clareza do parágrafo, que também não tem carga informativa satisfatória.

3) Terceiro parágrafos: não é possível responsabilizar os garis pelo problema, já que a sociedade é que produz o lixo que eles devem recolher.

4) Quinto parágrafo: além do aglomerado de ideias desorganizadas em um parágrafo longo, há irregularidade na linguagem, informal demais, com conversa entre autor e leitor.

Competências avaliadas

CompetênciaNota
1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.1,0
2.Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.1,0
3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.1,5
4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.1,0
5.Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.1,5
Total 6,0

Desempenho do aluno em cada competência

Nota 2,0 - Satisfatório Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular
Leia a proposta completa
Leia outras redações avaliadas
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host