UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Banco de redações

Proposta de janeiro de 2009

O preconceito racial está chegando ao fim?

No mundo todo, implantam-se e vigoram políticas mais efetivas contra a discriminação racial, que, cada vez mais, é punida com rigor. Será o fim do preconceito no mundo? O fato é que alguns negros passam a comandar empresas, outros são juízes, atletas de sucesso, grandes atores ou comunicadores. Em 2008, o salto foi maior: os norte-americanos elegeram Barack Obama para presidente da República. No Brasil, dizem que não existe preconceito, que somos uma sociedade multirracial e unida. Será mesmo? Obama, Lewis Hamilton, Naomi Campbell, Oprah Winfrey, o ministro Joaquim Barbosa, a atriz Taís Araújo revelam um mundo novo sem preconceitos? O que você acha: está acabando o preconceito aqui e no mundo?

Leia a proposta completa
Leia outras redações avaliadas

Redação

Aluno:***

Idade:***

Colégio:***

10.0

A sociedade aprendeu a respeitar as diferenças?

O ano de 2008 ficou marcado na história por um acontecimento em especial: a eleição de Barack Obama para o cargo de presidente dos Estados Unidos. A mídia internacional cobriu momentos em que americanos negros e brancos festejavam, lado a lado, nas ruas. Será que a eleição de um presidente negro em um país marcado pelo racismo no passado mostra uma sociedade em que o preconceito racial foi superado? A população mundial aprendeu a dar o devido respeito aos negros?

Atualmente, existem várias personalidades além de Obama que, mesmo sofrendo preconceito racial no passado, conseguiram superar as dificuldades e possuem carreiras de sucesso, seja no esporte, na política, no ramo empresarial ou na mídia, enfim, os negros passaram a assumir postos que, historicamente, não alcançaram. Conquistaram direitos que antes não possuíam, desde o direito à liberdade até o direito de acusar indivíduos que cometam injúrias raciais. Aos poucos, os negros estão alcançando a sua posição na sociedade.

Porém, deve-se considerar que muitas pessoas ainda são vítimas de preconceito racial. São vistas com certo olhar de desconfiança ao passar por locais freqüentados pela alta sociedade. É comum encontrar pessoas com o ânimo exaltado que agridem verbalmente pessoas negras, sem contar nas situações no mercado de trabalho, onde alguns dão preferência a brancos, mesmo sendo proibido por lei. A maioria da população mundial de etnia negra é pobre, uma herança do passado marcado principalmente pelo domínio dos brancos e do regime escravocrata.

O preconceito hoje ainda existe, motivado principalmente pelo passado de diferenças impostas pelo homem e pela situação de pobreza em que grande parte dessa população encontra-se. Mas, quando têm uma oportunidade, os negros mostram que podem obter tanto sucesso quanto uma pessoa branca. O racismo dificilmente será extinto, mas fornecer oportunidades a esta população, como uma educação de qualidade, pode fazer com que eles melhorem sua condição sócio-econômica e, no futuro, amenizar o preconceito racial. Exemplos de que etnias diferentes podem conviver em harmonia não faltam. Basta olhar para Barack Obama e seus eleitores, pois eles mostraram isso ao mundo.

Comentário geral

Excelente redação. O estudante demonstra domínio do texto dissertativo e plena autonomia em relação à utilização da norma escrita culta. Os fatos, opiniões e argumentos selecionados estão bem encadeados e apresentam um ponto de vista pessoal em relação ao tema proposto.

Aspectos pontuais

As duas observações a seguir não diminuem a avaliação geral do texto, apenas pretendem contribuir para torná-lo mais preciso.

1) No trecho assinalado no segundo parágrafo, embora as duas orações estejam no passado, a segunda indica um tempo anterior; o ideal, portanto, será que a flexão de tempo do verbo indique essa anterioridade. Verifique: "passaram a assumir postos que, historicamente, nunca tinham alcançado".

2) No último parágrafo, o trecho assinalado em vermelho marca a passagem para a conclusão do texto. Observe como a sugestão de "fornecer oportunidades a esta população, como uma educação de qualidade" para "fazer com que eles melhorem sua condição sócio-econômica e, no futuro, amenizar o preconceito racial" faz o texto voltar ao ponto de partida. De modo geral, o fecho de um texto dissertativo contém a conclusão de um raciocínio ou um elemento prospectivo ("que faz ver adiante, ou ao longe"). Pode ser a indicação de variáveis possíveis para solucionar o problema discutido ou mesmo uma proposta de intervenção para a questão.

Competências avaliadas

CompetênciaNota
1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.2.0
2.Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.2.0
3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.2.0
4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação.2.0
5.Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.2.0
Total 10.0

Desempenho do aluno em cada competência

Nota 2,0 - Satisfatório Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular
Leia a proposta completa
Leia outras redações avaliadas
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host