UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Banco de redações

Redação

Aluno:***

Idade:***

Colégio:***

4,5

A sociedade consumista e a natureza

Após milhares de anos, a natureza se faz ouvir, pois não é mais aceitável a forma com que se explora e agride o meio ambiente.

A sociedade moderna, na sua inquietação por tecnologia e novos produtos, não tem pesado os prós e os contras de uma industrialização desenfreada.


São produzidos anualmente milhares de produtos que estão fadados a serem substituídos em curto espaço de tempo, produzindo resíduos de materiais que levarão muito tempo para se desintegrarem, ameaçando de forma geral as condições ideais para nosso bem estar.

Portanto, temos urgência em [necessitamos com urgência de] políticas públicas e sociais que visem, através de suas respectivas competências, diminuir a produção de lixo, ao fazer com que tenhamos produtos mais duradouros, buscando não somente o lucro desenfreado, mas um modo de vida mais humano que está invariavelmente atado á [à] natureza, sociedade primordial à qual pertencemos.
 

Comentário geral

Desenvolvimento muito superficial, baseado em um único argumento. O tema pede uma abordagem mais ampla.
 

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: introdução vaga: como a natureza se faz ouvir? As agressões não são mais aceitáveis para quem? Não deveria ser para a natureza? Há muita imprecisão.

2) Segundo parágrafo: curto e com poucas informações, este parágrafo está solto. Deveria ou estar ligado ao anterior (compondo a tese) ou ao posterior (como parte da argumentação).

3) Quarto parágrafo: o final do parágrafo conclusivo não faz sentido.

Competências avaliadas

CompetênciaNota
1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.1,0
2.Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.1,0
3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.0,5
4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.1,0
5.Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.1,0
Total 4,5

Desempenho do aluno em cada competência

Nota 2,0 - Satisfatório Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular
Leia a proposta completa
Leia outras redações avaliadas
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host