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Redação

Aluno:***

Idade:***

Colégio:***

5,0

Abram os olhos para planeta

O planeta Terra está cada vez mais gritando por ajuda e muitas nações mais desenvolvidas estão mais preocupadas com a própria economia do que o planeta onde vivem, é [vivem. É] claro, que há várias nações que já fazem a sua parte para ajudar o planeta [planeta,] como o Brasil que foi um dos países que mais contribui [contribuiu] para a redução do gás carbônico na atmosfera e ampliou o uso de biocombustíveis.

Com a Rio + 20, percebemos que os países mais desenvolvidos não querem abrir mão do “conforto” que possuem em prol do planeta, como exemplo os Estados Unidos, o maior emissor de gás carbônico, ele nem [não] cumpriu com o Protocolo de Kyoto e houve ausência do [o] presidente norte-americano no [também não compareceu ao] evento da Rio + 20.

A Rio + 20 serviu para conscientizar mais as pessoas sobre temas, como sustentabilidade, economia verde e pobreza, e [e para] abrir os olhos de muitos, [muitos para o fato de] que temos um compromisso com o planeta e que nós também temos que fazer a nossa parte, não só os lideres das nações.

Por outro lado, devido aos grandes contrastes entre os países desenvolvidos e em desenvolvimento e a crise da Europa, não houve, de fato, profundas mudanças com a Rio + 20, mas sim planejamentos para serem cumpridos nos próximos anos, porém o planeta não pode esperar mais, a cada dia que passa mais gases poluentes vão para atmosfera, mais lixos espalhados na ruas, mais florestas desmatadas ilegalmente, mais pessoas morrem de fome, temos que fazer algo já e agora.
 

Comentário geral

Para compor parágrafos mais consistentes e aprofundados, é importante fazer várias frases curtas, intercalando trechos opinativos e trechos informativos, que se completam. Por aglomerar dados em frases únicas por parágrafo, o autor acabou fazendo um texto superficial, de apenas quatro períodos.
 

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: a) evite a repetição vocabular (mais); b) nações mais desenvolvidas que quais outras? Em que aspecto?; c) ao usar o verbo no passado (o Brasil foi um dos que mais contribuiu), cria-se a impressão de algo que ocorreu em um período específico (nos últimos anos, por exemplo), mas isso não está indicado no texto.

2) Terceiro parágrafo: afirmar que temos que fazer a nossa parte já virou clichê, pois é uma expressão desgastada e que não informa nada: qual é a nossa parte? Quem são as pessoas que se incluem nesse nós?

3) Quarto parágrafo: a) conectivo inadequado para iniciar conclusão (está indicando parte de uma análise); b) o autor faz referência a planejamentos, depois afirmar que temos que fazer algo, mas não expõe propostas concretas.

4) No título: faz falta o artigo antes de "planeta": Abram os olhos para O planeta...

Competências avaliadas

CompetênciaNota
1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.1,5
2.Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.1,0
3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.1,0
4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.1,0
5.Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.0,5
Total 5,0

Desempenho do aluno em cada competência

Nota 2,0 - Satisfatório Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular
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Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

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