UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Banco de redações

Redação

Aluno:***

Idade:***

Colégio:***

8,0

Altos e Baixos

Vinte anos depois da Rio 92, tivemos o reencontro, também no Brasil, de grandes líderes mundiais, para que pudessem discutir novamente sobre os problemas ambientais e o chamado Desenvolvimento Sustentável. No evento [evento,] mais uma vez a economia demonstrou-se fator de peso na adesão ou não de países em acordos sustentáveis, pois da mesma forma que aconteceu no protocolo de Kyoto, grandes potências mundiais, como os EUA, não aderiram – e, no caso deste ano, não compareceram – ao tratado, alegando que prejudicariam suas economias.

Desse modo, o evento começou com a ausência de grandes países poluidores, ou seja, com o “pé direito”. E, somando-se a isso os grandes problemas econômicos acarretados pela Crise Europeia em quase o mundo inteiro, os resultados da conferência receberam críticas pesadas por ONG’s e ambientalistas, que alegaram resultados fracos e poucos ambiciosos, sem grandes metas concretizadas e com apenas remarcações de novas datas para possíveis novas discussões. Contudo, grandes objetivos secundários e consequentes foram alcançados, no meio econômico e social.

O primeiro porque grande parte das maiores cidades poluidoras do mundo firmaram, no evento paralelo, RIO C+40, o acordo de reduzirem a emissão de gases poluentes em, aproximadamente, um bilhão de toneladas até 2030. Dessa forma, deram um passo a [à] frente na busca pelo tão sonhado objetivo de sustentabilidade, deixando de depender dos governos federais para o fechamento de tratados.

E o segundo, porque a grande repercussão do evento levou o problema á [à] população de todo o mundo, gerando estudos em escolas, artigos de jornais e revistas e a reflexão de grande parte da população, se tornando [tornando-se,] dessa maneira, um grande educador sobre o assunto.

Assim, a RIO+20 teve “altos e baixos”, com poucos avanços nos objetivos principais, mas gerando uma grande evolução nos meios secundários e consequentes, fazendo com que se acredite que eventos como esse são importantes até mesmo quando não conseguem firmar expressivos acordos, devendo, por tanto [portanto] , serem repetidos com uma maior frequência.

Comentário geral

Texto com boa carga informativa, respondendo aos questionamentos da proposta. Há alguns problemas na escolha lexical e na coesão entre parágrafos, mas não chegaram a comprometer o conjunto.
 

Aspectos pontuais

1) Segundo parágrafo: a) é melhor evitar o clichê, mesmo entre aspas. No caso em uso, por exemplo, se o autor queria mostrar que o evento começou mal, deveria ter usado a expressão com o pé esquerdo; b) o trecho sobre a crise europeia ficou sem ligação lógica com o resto do parágrafo, faltou informação para conectar os dados.

2) Terceiro e quarto parágrafos: esses parágrafos iniciam com uma enumeração para exemplificar algo citado no final do segundo parágrafo, mas isso não é adequado porque esse referente ficou distante e porque os parágrafos devem ser sintaticamente autônomos (apresentarem sentido completo).

3) Quinto parágrafo: a) novamente o autor faz uso de um clichê, o que não é aconselhável em dissertações, que exigem nível culto de linguagem; b) não dá para entender o que o autor quer dizer com a expressão meios secundários e consequentes. Problema de imprecisão vocabular.

Competências avaliadas

CompetênciaNota
1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.1,5
2.Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.1,5
3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.2,0
4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.1,0
5.Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.2,0
Total 8,0

Desempenho do aluno em cada competência

Nota 2,0 - Satisfatório Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular
Leia a proposta completa
Leia outras redações avaliadas
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host