UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Banco de redações

Redação

Aluno:***

Idade:***

Colégio:***

8,5

Anencéfalos: polêmica decisão do Supremo Tribunal Federal

As doenças congênitas, tais como a anencefalia, trazem grande sofrimento físico e emocional para a mãe gestante. O [No Brasil, o] aborto para esses casos precisou ser discutido como direito da gestante, apesar das duras críticas da igreja [Igreja] . Coube à justiça resolver o tumultuado assunto após inúmeros debates no tribunal.

Não há sofrimento maior para quem deseja ter filhos do que gerá-los com problema físico. O acompanhamento pré-natal, por meio de avançadas técnicas de medicina - e escolha de embriões, por exemplo - tem minimizado o problema. Porém, mesmo com toda a ciência, fetos sem parte do cérebro, ou ausência total dele, podem lamentavelmente ser concebidos.

Até então, sem o apoio da lei, essas sofríveis gestações eram, muitas vezes, interrompidas na clandestinidade, em clínicas precárias e levando, em alguns casos, ao óbito [óbito da genitora] . Com o aumento inexplicável do problema no Brasil, fez-se necessária a urgente intervenção do judiciário.

Mesmo com os protestos dos religiosos, o polêmico assunto ficou por decisão de quem realmente é o guardião dos direitos e garantias da pessoa humana: o Supremo Tribunal Federal, claro. Com o voto da maioria de seus ministros, o aborto para esse caso foi finalmente legalizado.

Dessa forma, a interrupção assistida da gestação passou a ser um direito constitucional, cabendo à mulher essa penosa opção . O Supremo apenas deu base legal para ela resolver sobre sua saúde, tirando-a de arriscados procedimentos médicos que poderiam comprometer com sua [sua] vida.
 

Comentário geral

Texto muito bem escrito, com boa argumentação. A referência aos protestos religiosos é que comprometeu um pouco o conjunto, pois como foram apenas citados, não se sabe quais são e em que se baseiam. Em vez disso, o autor deveria expor o argumento do opositor para depois derrubá-lo, com um contra-argumento.
 

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: a) é importante contextualizar o tema, mostrando que se discute a situação no Brasil; b) usa-se maiúscula para tratar da instituição Igreja.

Competências avaliadas

CompetênciaNota
1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.2,0
2.Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.1,5
3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.1,5
4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.2,0
5.Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.1,5
Total 8,5

Desempenho do aluno em cada competência

Nota 2,0 - Satisfatório Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular
Leia a proposta completa
Leia outras redações avaliadas
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host