UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Banco de redações

Redação

8,5

Chegaremos a [à] Rio+ 100?

A Rio+20 foi uma conferência das Nações Unidas para um desenvolvimento sustentável. Mas a mesma não foi significativa, sejam pelas demais preocupações dos chefes de estado com a crise atual, seja pela alienação de alguns países tendo em vista o seu papel estratégico mundial.

O fantasma da crise de 2008 ainda assombra o mundo. E ainda causa muitas preocupações aos Presidentes, não deixando-os [não os deixando] com tempo hábil para se preocupar com temas aparentemente ínfimos, como por exemplo, [como] o meio ambiente. Porém, isso é um equivoco, já que é de extrema importância para o futuro da humanidade.

Todavia, alguns países, como por exemplo, [como] os Estados Unidos, se alienam, se isentando [alienam-se, isentando-se] de seus deveres para com todos os outros países. O caso específico dos EUA gera uma celeuma, já que os mesmos seguem desde a Guerra Fria um padrão de vida que consome exorbitantemente os recursos naturais (American Way of Life), enquanto um outro indivíduo de um país emergente, como por exemplo, [como] um indiano, consome muito menos recursos. E isso está errado, porque essa balança está pendendo para um lado e os dois acabam pagando a mesma conta no fim.

Portanto, vemos que o Rio+20 teve um impacto ínfimo na discussão de temas importantíssimo, como por exemplo, [como] a diminuição da taxa de poluentes, porque os Estados Unidos continua [continuam] discordando e não assinando os tratados de redução. Assim sendo, a extinção em massa estará iminente as [às] próximas gerações se o mundo não acordar. Pois [acordar, pois] na Rio+100 poderá ser tarde demais.

Comentário geral

Bom texto, com linha de argumentação clara, apesar de pouco aprofundada. Título coerente, bem relacionado com o fechamento da análise.

Aspectos pontuais

1) Segundo parágrafo: a) informação falha: o autor faz uma referência muito vaga à crise de 2008, mas não explica nada sobre isso (que tipo de crise, onde ocorreu, por que ainda assombra o mundo); b) palavra negativa atrai o pronome para antes do verbo (próclise); c) a expressão como por exemplo é redundante. Basta um dos termos (como ou por exemplo).

2) Quarto parágrafo: Use verbo no plural para concordar com o sujeito Estados Unidos.

Competências avaliadas

Total 8,5

Desempenho do aluno em cada competência

Nota 2,0 - Satisfatório Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular
Leia a proposta completa
Leia outras redações avaliadas
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host