UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Banco de redações

Redação

Aluno:***

Idade:***

Colégio:***

7,0

Clichê Sustentável

Durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, expectativas e incertezas pairavam sobre a Cidade Maravilhosa e atingiam diversas partes do planeta. Durante alguns dias, a cidade parou. Porém, ao final da conferência, opiniões diversas surgiram. Alguns consideraram a Rio+20 como um [um] fracasso, outros a consideraram proveitosa e a Presidenta Dilma a definiu não como ponto de chegada, mas, sim, de partida.

Além de expectativas e incertezas, pairava sobre a Rio+20 o fantasma da Eco 92, outra conferência, com resultados tidos como fracos, organizada pela ONU com o mesmo objetivo central da mais recente: discutir maneiras de como o desenvolvimento sustentável poderá ajudar essa e as próximas gerações.

Fóruns e discussões eram organizadas a todo o tempo na cidade, colocando em pauta temas diversos como: economia verde, a fome ao redor do mundo e a preservação dos oceanos. Porém, diversos problemas de caráter global influenciaram as decisões da Rio+20. Os interesses entre os países desenvolvidos e os em desenvolvimento provocaram diversos impasses, inclusive na redação do documento final, e acabaram por “jogar” para os próximos anos algumas questões relacionadas ao futuro do planeta. A crise econômica mundial também dificultou diversas negociações e decisões, principalmente, sobre fundos criados para erradicar a pobreza nos países em desenvolvimento.

Diante de tantas discussões, pode-se dizer que a conferência não obteve os resultados esperados. Diante de crises e de países quase falidos na Europa, torna-se difícil para um chefe de Estado concentrar-se em questões sobre o meio-ambiente. Tal chefe precisa definir prioridades e, infelizmente, algumas não incluem o futuro do planeta, pelo menos neste momento.

Espero que, em conferências futuras, os países possam pensar em conjunto, levando em conta os próprios interesses, porém, não se esquecendo de dedicar parte de suas economias e planos para o futuro do planeta.
 

Comentário geral

Texto muito bem escrito, expondo com clareza os principais fatos relacionados à conferência. Faltou, porém, argumentação, posicionamento, que só aparece nos parágrafos finais. Sugerimos que leia mais sobre essas duas modalidades dissertativas aqui.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: na introdução, o autor menciona diversas opiniões, mas não escolhe uma como tese a ser defendida.

2) Segundo parágrafo: o verbo pairar já apareceu no parágrafo anterior. Deve-se evitar a repetição vocabular.

3) Quinto parágrafo: não é adequado o uso da primeira pessoa (espero), pois torna o comentário subjetivo.

Competências avaliadas

CompetênciaNota
1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.2,0
2.Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.1,0
3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.1,5
4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.1,5
5.Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.1,0
Total 7,0

Desempenho do aluno em cada competência

Nota 2,0 - Satisfatório Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular
Leia a proposta completa
Leia outras redações avaliadas
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host