UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Banco de redações

Redação

Aluno:***

Idade:***

Colégio:***

8,5

Copa de 2014: uma meta a ser cumprida

A Copa do Mundo de 2014 terá como país anfitrião o Brasil, o que visa [pode ser] uma grande oportunidade do [de o] Brasil se destacar entre os demais países, porém para sediar um evento como esse é preciso uma grande infraestrutura, o que nos leva a questionar: será que o Brasil está preparado para sediar um evento como esse? O que deve ser feito para que a Copa do Mundo de 2014 seja benéfica ao país?

Estima-se que o governo irá investir mais de 20 bilhões de reais em infraestrutura para receber a Copa de 2014. Somando os recursos diretos e indiretos, o total deve atingir 183 bilhões de reais. Todo o dinheiro investido, apesar de parecer um luxo desnecessário visto que demandas mais urgentes como saúde pública e escolas também necessitam ser solucionadas e precisam do apoio do governo, esse grande investimento irá [irá] gerar muitos benefícios para o país, consequentemente trará empregos, aumentará o fluxo turístico, modernizará as áreas urbanas e garantirá investimentos de peso no país.

Atualmente pode-se afirmar que o país não está preparado para tal acontecimento. Para que a Copa seja bem sucedida e beneficie o país, é necessário que o Brasil invista em um transporte de qualidade, reformando as rodovias que ligam as cidades sede que estão em péssimo estado de tráfego e aumentando a capacidade dos aeroportos; que a infraestrutura dos estádios sejam revisadas [seja revisada] , construindo novos e reformando os já existentes; melhorando a estrutura do sistema hoteleiro, expandindo as unidades habitacionais; aumentando a segurança; e melhorando o planejamento urbano; são necessidades que o Brasil deve visar melhorar para que a Copa suscite lucros ao país.

Não há dúvidas de que, bem administrado, esse evento irá ?coroar? a ascensão do Brasil. Mas é necessário que o país perca esse hábito de deixar tudo para a última hora, isso não funciona com um evento nessa [dessa] magnitude que exige uma preparação tão ampla.

Comentário geral

Texto bem escrito, com bom conteúdo, apesar da falha na organização da sequência.

Aspectos pontuais

1) Segundo parágrafo: bom conteúdo informativo, com a análise do fluxo de investimentos, mas o trecho em vermelho, intercalando a oração principal, está prejudicando a clareza do parágrafo, tanto que o próprio autor se confundiu, esquecendo-se que já havia citado um sujeito (todo o dinheiro investido) para a oração e cita outro (esse grande investimento).

2) Terceiro parágrafo: a) excesso de verbos no gerúndio, devido à frase esticada. Procure dar mais objetividade ao texto; b) falta coesão entre os parágrafos: a sequência seria mais lógica se o terceiro parágrafo viesse antes do segundo, ou seja, primeiro o autor constataria a necessidade de investimentos e depois discutiria valores e áreas de intervenção.

Competências avaliadas

CompetênciaNota
1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.1,5
2.Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.1,5
3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.2,0
4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.1,5
5.Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.2,0
Total 8,5

Desempenho do aluno em cada competência

Nota 2,0 - Satisfatório Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular
Leia a proposta completa
Leia outras redações avaliadas
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host