UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Banco de redações

Redação

Aluno:***

Idade:***

Colégio:***

4,0

Deve ou não haver maior controle sobre o consumo do álcool?

O álcool consumido em excesso, principalmente por jovens, é um dos principais causadores de morte nos últimos anos. A combinação: álcool + direção, como podemos ver nos jornais, não combinam [combina] de forma alguma. Muitos acidentes de trânsito estão relacionados a casos de embriaguês [embriaguez] ao volante. Outro fato preocupante também está relacionado ao consumo de álcool nos estádios [estádios, o] que gera a violência entre as torcidas rivais. Ainda mais que com a copa do mundo [Com a Copa do Mundo] chegando, além de preocupante, esse assunto também já está se tornando polêmico.

Com a [A] lei de proibição da venda de bebidas nos estádios, com o objetivo de evitar os conflitos entre as torcidas durante o evento, já vêm [vem] gerando vários debates e opiniões entre a própria sociedade. Agora, também podemos relatar a lei seca que proíbe o condutor de algum veículo automotor de consumir bebida alcoólica antes de dirigir. Esta medida é excelente, no início gerou muita discussão, mas aos poucos foi tomando forma e a grande maioria aderiu. Essa última citada, já evitou bastantes acidentes com vítimas e serve de exemplo a ser seguido pelas pessoas que irão aos estádios durante a Copa.

Com a criação de mais leis e de mais projetos de conscientização para o controle do álcool na sociedade, as estatísticas poderão cair cada vez mais em relação às vítimas fatais que o álcool nos proporciona [provoca] .
 

Comentário geral

Apesar de explorar o tema de modo interessante, relacionando os problemas ligados aos acidentes de trânsito e à Copa do Mundo, o autor não aprofunda a análise, deixando o texto com apenas um parágrafo de desenvolvimento. Outro problema diz respeito à escolha do vocabulário, pois ficou impreciso demais.
 

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: a) é preciso contextualizar a informação inicial: o álcool é um dos principais causadores de morte onde? No Brasil? No mundo?; b) ficou incoerente a afirmação de que a combinação não combina. É preciso rever a escolha vocabular.

2) Segundo parágrafo: a) erro na estrutura da frase, já que com a lei (expressão iniciada com preposição) não pode exercer papel de sujeito de vem gerando...; b) rever escolha vocabular para dar mais precisão ao texto: não fica claro o que o autor que dizer ao afirmar que a lei foi tomando forma.

3) Terceiro parágrafo: proporcionar é um verbo com conotação positiva, por isso não é adequado ao que se afirma na conclusão. Escolha lexical ruim.

Competências avaliadas

CompetênciaNota
1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.0,5
2.Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.1,0
3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.1,0
4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.1,0
5.Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.0,5
Total 4,0

Desempenho do aluno em cada competência

Nota 2,0 - Satisfatório Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular
Leia a proposta completa
Leia outras redações avaliadas
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host