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Proposta de setembro de 2009

Como você encara os cursos a distância e as universidades virtuais?

A chamada Educação a distância (Ead) é o processo de ensino-aprendizagem em que professores e alunos não precisam estar fisicamente juntos, pois se encontram conectados por tecnologias telemáticas, como a internet. Recursos de Educação a distância já são muito utilizados pelas escolas tradicionais. Aliás, o próprio Banco de Redações se fundamenta na interatividade entre os usuários do UOL e uma equipe de educadores. Desde o início desta década, têm se desenvolvido os cursos de graduação a distância, que o aluno conclui sem praticamente ir à universidade. Há quem veja a inovação com bons olhos. Há quem lhe seja contrário. Como você se posiciona nesse debate?

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Redação

Aluno:***

Idade:***

Colégio:***

1.5

Ensino à distância, pode formar bons proficionais?

[As] Universidades [universidades] virtuais [são uma] forma de aprendizagem pós-moderna que vem [vêm] crescendo no país. Motivo [Elas são motivo] de preocupação, pois o MEC analisou algumas instituições e todas apresentaram problemas.

Foi constatado [O MEC constatou] que[,] além de apresentar [apresentarem] baixa qualidade (falta de infraestrutura ), tais universidades vituais [virtuais] são burocráticas. Com isso se prejudicando-as e fazendo com que o mercado de trabalho adquira certo preconceito em relação ao ensino à [ou a] distância.

As universidades virtuais limitam [impedem?] o estudante de vivenciar uma vida universitária. Onde o convivio [convívio] pessoal entre alunos e professores não só leva ao desnvolvimento [desenvolvimento] do conteúdo do curso, mas também à [a] valores éticos e morais que são de fundamental importância para um futuro profissional.

Todavia, formas de ensino à [ou a] distância pode ser satisfatóra e eficiente, desde que tenha profissonais [profissionais] capacitados, computadores ligados a [à] internet, bibliotecas, além de um material didático diversificado, sobre todo o conteùdo [conteúdo] do curso. Professores precisam estar sempre disponíveis para tirar dúvidas[,] e as provas devem ser feitas nas salas de aula.

Comentário geral

O autor, infelizmente, desde o título parece não se importar com o leitor. Erros de grafia (profissionais!) em palavras tão comuns soam assustadores. Tentando expressar-se, o autor "cola" frases sem verbos, com enunciados descosturados. E não une uma frase na outra, pontuando muitos períodos de maneira equivocada. O texto não consegue se fazer compreender.
Sugerimos enfaticamente reescrever. Além disso, informações "jogadas" são perigosas: todas as universidades a distância apresentaram problemas? Com certeza, a informação não é exata.

Aspectos pontuais

1) Há controvérsia entre os gramáticos quanto à existência da crase na expressão "a distância", como no título e no quarto parágrafo. Alguns a consideram inexistente; outros, facultativa.

2) No terceiro parágrafo vale mostrar que o uso do pronome relativo "onde" deve estar ligado (sem ponto final) à palavra anterior, à qual se refere (universidades). É um caso de pensamento que precisa unir-se por vírgula ou ser reestruturado. Neste caso, o período nem deveria usar "onde", mas uma conjunção. Assim, sugere-se: As universidades virtuais impedem o estudante de vivenciar uma vida universitária. É através desse convívio entre professores e outros alunos que...

3) No último parágrafo, há falta de concordância entre o sujeito e seu verbo. O correto seria: Todavia, formas de ensino a distância podem ser satisfatórias e eficientes, desde que tenham profissonais capacitados, computadores...

Competências avaliadas

CompetênciaNota
1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.0.5
2.Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.0.0
3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.0.5
4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.0.5
5.Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.0.0
Total 1.5

Desempenho do aluno em cada competência

Nota 2,0 - Satisfatório Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular
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Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

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