UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Banco de redações

Proposta de janeiro de 2009

O preconceito racial está chegando ao fim?

No mundo todo, implantam-se e vigoram políticas mais efetivas contra a discriminação racial, que, cada vez mais, é punida com rigor. Será o fim do preconceito no mundo? O fato é que alguns negros passam a comandar empresas, outros são juízes, atletas de sucesso, grandes atores ou comunicadores. Em 2008, o salto foi maior: os norte-americanos elegeram Barack Obama para presidente da República. No Brasil, dizem que não existe preconceito, que somos uma sociedade multirracial e unida. Será mesmo? Obama, Lewis Hamilton, Naomi Campbell, Oprah Winfrey, o ministro Joaquim Barbosa, a atriz Taís Araújo revelam um mundo novo sem preconceitos? O que você acha: está acabando o preconceito aqui e no mundo?

Leia a proposta completa
Leia outras redações avaliadas

Redação

Aluno:***

Idade:***

Colégio:***

5.5

Era do conhecimento, preconceito não!

O preconceito racial é algo que ainda é muito presente em todos os lugares do mundo, porém com mais intensidade em países de soberania branca. O preconceito acabou, continua, ou esta apenas se adaptando? Perguntas como essas são feitas diariamente ao longo de toda a história do nosso povo, mas qual será a resposta verdadeira?

É verdade que o preconceito não acabou, e está longe disso, mas acredito que foi se moldando a nossa nova realidade, tendo em vista que as pessoas estão presenciando as mudanças no cenário mundial, sendo assim, não acabando, mas respeitando a todos de maneira igual.

Barack Obama, atual presidente dos EUA e tantas celebridades, tantas figuras importantes na política, economia, grandes executivos, atletas, estudiosos, nos msotram que a capacidade de uma pessoa não depende de sua raça ou cor de pele, mas sim de esforço e dedicação.

Acredito que essa nova realidade, trará muita força contra esse tipo de preconceito, pois a a portunidade que existe atualmente, há alguns anos atrás não existia. Espero que o povo brasileiro, e todas as outras nações, sejam brancos, negros, amarelos ou de qualquer outra cor e raça, acreditem em um mundo melhor, respeitem a todos independente de qualquer coisa, e percebam que essa diversidade é que traz a beleza e grandiosidade da nossa espécie.

Comentário geral

A redação traz fatos e opiniões ligados ao tema proposto, porém os quatro parágrafos apenas comentam diferentes aspectos da questão, sem desenvolver uma reflexão sobre o assunto. Do ponto de vista linguístico, o texto não comete grandes impropriedades, mas também não mostra desenvoltura ao tratar da questão. Problemas de ortografia e pontuação estão sublinhados no texto.

Aspectos pontuais

1) Observe como os questionamentos ressaltados em vermelho, no primeiro parágrafo, apenas modulam ("repetem variando o tom ou a intensidade") o tema da proposta de redação ("O preconceito racial está chegando ao fim?").

2) No segundo parágrafo, o texto ressaltado em vermelho não apresenta ligação com o período que o precede. O que não acaba? Quem respeita a todos de maneira igual? Destaque-se também o abuso do gerúndio.

3) Observe o conteúdo do último parágrafo. A redação se fecha com uma exortação ("ato de exortar, animar, estimular") a favor da diversidade e do respeito entre cores e raças. Num texto dissertativo, em geral, os argumentos convergem para a defesa de um ponto de vista e a conclusão é o coroamento de um raciocínio lógico. A exortação é aqui um inadequado apelo à emoção.

Competências avaliadas

CompetênciaNota
1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.1.5
2.Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.1.0
3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.1.0
4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação.1.0
5.Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.1.0
Total 5.5

Desempenho do aluno em cada competência

Nota 2,0 - Satisfatório Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular
Leia a proposta completa
Leia outras redações avaliadas
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host