UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Banco de redações

Redação

Aluno:***

Idade:***

Colégio:***

5,5

Evento Mundial Rio+20

A Rio+20 foi um evento mundial ocorrido neste ano de 2012 que tratou de assuntos relacionados ao Meio Ambiente [meio ambiente] . Durante este evento a procura de soluções para um planeta ainda melhor teve grande destaque e é visto que trouxe benefícios, ou ao menos conscientização de [conscientização, para] uma massa maior da população sobre o assunto.

Os representantes de diversos lugares do mundo estiveram presentes na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, colocando suas propostas e opiniões em debate sobre o assunto que ganhou seguidores fiéis após e durante o evento.

As preocupações e disposição para ajuda de Brasileiras [do Brasil para ajudar] são grandes, maiores até do que a [as] de países ricos como os Estados Unidos e a China que consideram que o fato de estarmos todos passando por uma crise econômica é suficiente para adiarmos algumas das soluções encontradas durante o evento. Agora nós, brasileiros, precisamos fazer com que um evento tão importante que custou caro para a economia mundial não seja esquecido nem adiado.

Propostas e soluções encontradas no evento devem ser concretizadas, já que o evento aconteceu para que fosse possível a realização de melhorias em uma escala maior, mundialmente, todos movidos por uma única causa.

E a crise econômica mundial? Temos que lembrar que as crises econômicas passam, mas o prejuízo que temos com a nossa natureza, não! O planeta não passara [passará] por muitas crises recuperáveis se não cuidarmos dele, nenhuma crise é eterna já [eterna, mas, por outro lado,] o que foi destruído por ações humanas em relação a nossa natureza não volta mais.
 

Comentário geral

Comentários muito superficiais: o autor limita-se a dizer que as nações discutiram propostas e soluções, mas não apresenta exemplos disso, não traz informações para sustentar uma análise mais consistente.
 

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: há falha na organização da frase devido à quebra da regência do verbo trazer (trazer algo a/para alguém).

2) Segundo parágrafo: nos parágrafos 2, 3 e 4 há referência genérica a propostas ou soluções (quais?) expostas na conferência, mas o texto não traz nenhum exemplo concreto disso.

3) Terceiro parágrafo: a) não se pode criar paralelo entre brasileiras e países; b) mesmo com o crescimento econômico da China, é difícil equipará-la aos EUA, considerando-a um país rico. Esse dado compromete a credibilidade do argumento.

Competências avaliadas

CompetênciaNota
1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.1,5
2.Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.1,5
3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.0,5
4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.1,5
5.Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.0,5
Total 5,5

Desempenho do aluno em cada competência

Nota 2,0 - Satisfatório Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular
Leia a proposta completa
Leia outras redações avaliadas
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host