UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Banco de redações

Proposta de maio de 2008

Gravidez fora de hora: adolescência em crise

Gravidez acidental na adolescência é um grande conflito para os jovens e sua família - tenha ela ou não recursos financeiros. O que fazer após a descoberta? Gostem ou não, alguns casais são obrigados a uma união precoce e pouco duradoura. Às vezes, a entrega do filho para adoção é uma saída. Quanto aos abortos, por serem ilegais, podem se tornar procedimentos de risco. Sem falar nas convicções religiosas. Qualquer que seja a solução, especialistas insistem nos traumas psicossociais dos principais envolvidos em suas vidas futuras. Qual a sua opinião sobre esse problema social?

Leia a proposta completa
Leia outras redações avaliadas

Redação

Aluno:***

Idade:***

Colégio:***

3,0

Gravidez na Adolescência: Um descuido que causa uma vida.

A gravidez na Adolescência têm crescido gradativamente. Apesar da propaganda alertar para as causas e os meios de preservação, os jovens preferem ignorar todos os conhecimentos adquiridos anteriormente, conhecimentos obtidos muitas vezes por meio da publicidade, ao se relacionarem sexualmente.Mesmo na era tecnológica, o sexo ainda é tabu em muitas famílias tradicionais. As novelas, panfletárias, isto é, que escolhem temas tão comums, porém ao mesmo tempo tão abstratos para os mais pobres. Ainda assim as DSTs e a gravidez indesejada muitas vezes fazem parte desse contexto, onde as novelas e propagandas alertam todos os dias para os riscos do sexo sem camisinha.Os postos de saúde dão anticoncepcionais e preservativos, mas os jovens não vão buscá-los. Talvez por vergonha. Ou por descuido. Depois de grávida, a garota perde muitos "benefícios" em relação à antes. Pára de estudar por causa da vergonha, os pais ficam preocupados, ainda mais se forem de família mais humilde, ou até perdem o apoio da família. Sem falar daquelas garotas que, depois de conceberem, inda contraem DST.O mundo acaba para elas. Sem conhecimento e sem ir ao médico apelam para a internet e automedicação. Os abortos clandestinos também são a saída para muitas delas. Se elas soubessem que podem nunca mais terem filhos, talvez elas não fariam. Depois do procedimento, que é feito em lugares sem estrutura e sujos, elas normalmente se arrependem. Mas já é tarde demais. No entanto, é importante lembrar que as meninas que ficam grávidas são maioria na periferia, mas isso não quer dizer que não existam casos na parte nobre da cidade. Aliás, frequëntemente as filhas dos milionários passam um tempo no Exterior para abortarem nas clínicas caríssimas. A conscientização é o meio mais prático, porém as Autoridades responsáveis pelo país consideram apenas o fato de que darem gratuitamente preservativos nos postos de saúde e nos hospitais já é eficaz. Concluindo, enquanto apenas o meios de comunicação fizerem parte da conscientização, somente no Carnaval quando o governo acredita que há mais doenças contraídas por sexo e gravidez, o Brasil não acabará com os índices altíssimos de gravidez e DSTs.

Comentário geral


Plena de contradições e incongruências, a redação não apresenta divisão em parágrafos e não se organiza em tópicos. É apenas uma seqüência de fatos e opiniões. A conclusão faz referência a campanhas de conscientização feitas apenas no Carnaval, enquanto na abertura da redação afirma-se que os jovens ignoram as informações sobre prevenção que recebem.

Aspectos pontuais


1) Observe a afirmação que abre o texto, assinalada em vermelho ("A gravidez na adolescência têm crescido gradativamente"). O verbo "crescer" aparece relacionado ao sujeito "gravidez". Algumas sugestões para tornar o texto mais adequado seriam: "o número de adolescentes grávidas tem crescido", ou "o índice de adolescentes que engravidam tem crescido", ou ainda "a taxa de fecundidade entre adolescentes tem crescido".

2) No trecho assinalado em vermelho no começo da redação, há uma afirmação truncada (incompleta), que não fica clara para o leitor. Observe que o texto não apresenta sujeito nem predicado: "As novelas, panfletárias, isto é, que escolhem temas tão comuns, porém ao mesmo tempo tão abstratos para os mais pobres." O que se quis dizer? Que as novelas disseminam informações? "Panfletário" significa "que apóia com radicalismo uma idéia, um movimento, uma utopia, uma doutrina".

3) Podemos observar algumas inadequações na formulação do último parágrafo. Observe: "Concluindo, enquanto apenas os meios de comunicação fizerem parte da conscientização, somente no Carnaval quando o governo acredita que há mais doenças contraídas por sexo e gravidez, o Brasil não acabará com os índices altíssimos de gravidez e DSTs."

A redação trata da época em que são feitas as campanhas de conscientização e relaciona-as com a diminuição das DST (que não são o tema da proposta) e com a diminuição dos índices de gravidez (que também não são o foco da redação). A conclusão (ou a proposta de solução para o problema apresentado) deve resultar de uma relação lógica com os argumentos desenvolvidos ao longo da redação.

Competências avaliadas

Competência Nota
1. Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 1,0
2. Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 1,0
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 0,5
4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação. 0,5
5. Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 0,0
Total 3,0

Desempenho do aluno em cada competência

Nota 2,0 - Satisfatório Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular
Leia a proposta completa
Leia outras redações avaliadas
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host