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Redação

Aluno:***

Idade:***

Colégio:***

6,0

Justiça x Vingança

Justiça e vingança são valores que até podem ser confundidos, mas que na pratica [prática] são bastante distintas, [distintos, pois] a vingança mira o mal, enquanto a justiça tenta preservar o bem estar.

A justiça é baseada em leis que podem variar de país para país, e visa sempre o [ao] bem estar e a [à] preservação da vida, por meio de punições aos que agem de forma ilícita. Suas punições são regulamentadas e variam de acordo com a ação feita.

Já a vingança, por melhor que sejam as intenções, sempre visa o [ao] mal e sempre é impulsionada por sentimentos ruins, como a raiva, ódio, rancor [a raiva, o ódio, o rancor] . A vingança segue a argumentação de [do] olho por olho e dente por dente, tem que sofrer [ou seja, o infrator deve pagar] com a mesma moeda.

Para uma [Uma] pessoa que perde um ente querido, vitima de uma morte brutal causada por algum outro ser humano, obviamente perde o controle e se tiver oportunidade acaba se vingando, muitas vezes [vezes por] culpa de um sistema penal falho que faz com que alguns fiquem impunes.

Por mais que a justiça às vezes falhe, a população tem que acreditar nela incondicionalmente e não podem [pode] tentar fazer justiça com as próprias mãos, para não voltarmos aos tempos de barbárie.
 

Comentário geral

Texto simples, sem aprofundamento de análise, mas coerente, por diferenciar justiça e vingança, defendendo claramente um ponto de vista.
 

Aspectos pontuais

1) Terceiro parágrafo: trecho ruim, com clichês, inclusive um deles alterado de modo incoerente (a moeda serve para pagar, não para sofrer).

2) Quarto parágrafo: a) como a expressão inicial (pessoa que perde alguém) é sujeito do predicado perde o controle, não se pode começá-la com preposição; b) a questão do sistema penal falho foi apenas citada, mas merecia ser mais explorada, uma vez que é um argumento importante no texto.

Competências avaliadas

CompetênciaNota
1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.1,5
2.Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.1,0
3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.1,0
4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.1,5
5.Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.1,0
Total 6,0

Desempenho do aluno em cada competência

Nota 2,0 - Satisfatório Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular
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Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

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