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Redação

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3,0

Maioridade penal no Brasil: Problema ou Solução?

A maioridade penal é um dos assuntos mais questionados atualmente. É crescente o número de crimes cometidos por indivíduos considerados pela justiça menores. Mas será que punir é a grande solução?

Atualmente, os jovens tem [têm] sido o grande alvo da violência em nosso país, cometidos pelos mesmos [ao mesmo tempo os principais autores e vítimas da violência em nosso país] . Em muitos casos, o menor é considerado o infrator responsável por crimes, porém, devido à justiça [à legislação] brasileira, o tal não pode ser preso. Com tudo [Contudo] , a idéia de reduzir a menoridade [maioridade] no país acaba não sendo plausível. Os fatos da mente dos jovens estarem em processo de transformação e aprendizagem, tornam influenciados nas decisões tomadas, no qual os levam ao crime e a sensação de impunidade por serem menores. Se o estado criasse uma “clínica de reabilitação” na qual os menores que ali viveriam tivessem recursos como estudo, lazer, entre outros, talvez as coisas mudassem. É clara a necessidade de punição, porém, não só em termos jurídicos, mas também, comunitários, éticos e morais.

Por fim, a maioridade penal tem uma boa proposta. Entretanto, a falta [de] investimentos sociais da parte do Estado acaba fazendo com que a mesma [isso] seja em vão.
 

Comentário geral

Texto fraco, que mal consegue discutir propriamente o tema, derivando para a questão da punição ou dos modos de reabilitar os menores criminosos. Há dificuldade de se expressar com clareza e muita confusão, tanto no nível do vocabulário quanto no nível da sintaxe.
 

Aspectos pontuais

1) O título não faz muito sentido: não é a maioridade penal propriamente não é problema nem solução. O problema ou a solução é se ela deve ser reduzida dos 18 para os 16 anos. É isso o que está em discussão. Aparentemente, o autor não entende corretamente o significado da palavra “maioridade”, tanto que adiante falará em “menoridade” também de modo inadequado.

2) Primeiro parágrafo: a) Não é a Justiça (no caso, com maiúscula) que considera menor, mas a lei. E seria melhor inverter: indivíduos considerados menores pela lei. b) A rigor, não se colocou em discussão a questão da punição, mas a da redução da maioridade penal.

3) Segundo parágrafo: a) “cometidos pelos mesmos” está sintaticamente desconectado da oração antecedente. Uma maneira correta de expressar a mesma ideia foi sugerida em verde. b) Aparentemente, ao falar em “o menor considerado o infrator responsável por crimes”, o autor quer dizer que mesmo o menor que é comprovadamente criminoso não pode ser preso devido à legislação em vigor. c) “Plausível” significa “aceitável”, “razoável” “passível de discussão” e, portanto, o uso da palavra é inadequado nesse contexto. d) O período que vem a seguir é agramatical: entende-se mais ou menos o que o autor quer dizer, mas ele demonstra total incapacidade de expressão na norma culta. É o ponto mais baixo do texto todo. e) Há bastante confusão nas propostas para lidar com os menores delinquentes: “clínica”? Trata-se de uma doença? E, quando se fala em medidas socioeducativas, por que chamá-las de “punição”? A impressão é que o autor não sabe ao certo o significado desse termo. Assim como não sabe que ética e moral – salvo nuances filosóficas muito específicas – são sinônimos.

4) Terceiro parágrafo: não sendo uma pessoa, a maioridade penal não tem nem pode ter proposta nenhuma.

Competências avaliadas

CompetênciaNota
1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.1,0
2.Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.0,5
3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.0,5
4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.0,5
5.Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.0,5
Total 3,0

Desempenho do aluno em cada competência

Nota 2,0 - Satisfatório Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular
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Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

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