UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Banco de redações

Redação

Aluno:***

Idade:***

Colégio:***

4,0

Manifestações: O Brasil Acordou

Com o preparativo [os preparativos] dos grandiosos eventos esportivos que serão sediados no Brasil em 2014, tornou-se inevitável o despertar da população em relação a todos os problemas e déficits presentes na segurança, educação e infraestrutura do país. Milhões de brasileiros saem às ruas reivindicando soluções ao governo em relação ao aumento da tarifa do transporte público e em relação à falta de investimento dos governantes em prol da segurança, educação e saúde.

É possível dizer que a população brasileira realmente acordou, e a democracia está ainda mais em vigor [vigorosa] , pois com todas estas [essas] manifestações os políticos foram submetidos de uma forma vagarosa a cumprir [fazer] o que a população reivindica a [há] tanto tempo. Em qualquer cartaz ou pronunciamento, as manifestações condenam firmemente os grandes gastos efetuados com os preparativos para a copa do mundo [Copa do Mundo] , que esta [está] sendo exclusivamente o centro das atenções, enquanto questões como hospitais hiper lotados [hiperlotados] sem infraestrutura alguma, falta de segurança nas ruas e a má qualidade de ensino, são presenciados [presenciadas] diariamente no decorrer de todos os anos, sem melhora ou importância alguma da parte governamental.

Além disso, é importante lembrar que tais manifestações estão gerando grande orgulho e honra a democracia brasileira, mas o que não esta [está] sendo positivo é a violência cometida por parte de alguns [alguns] manifestantes. Tais indivíduos, infelizmente [indivíduos, infelizmente,] vão às ruas para depredar o patrimônio publico [público] e para iniciar confrontos com a polícia, gerando inúmeros acidentes e prejuízos incontáveis para a própria população, pois tudo o que é depredado no país, é simplesmente descontado de cada cidadão brasileiro por meio dos impostos, sendo algo negativo ao país.

A copa do mundo [Copa do Mundo] sediada no Brasil, com certeza [certeza,] gerará muitos empregos, mas, com tanta evolução mundial, não é possível mais presenciar pessoas morrendo em hospitais por falta de profissionais, cidadãos honestos sendo roubados e assassinados a todo momento e precariedade no ensino publico [público] . Portanto, deve haver cada vez mais manifestações pacificas [pacíficas] enquanto o governo não tomar as medidas e atitudes necessárias, pois um país como o Brasil necessita de muitos investimentos em educação, saúde e segurança, que são sempre camuflados e deixados por último pelos políticos.
 

Comentário geral

Texto fraco, em que há ideias, mas a dificuldade de expressá-las não é pequena. Em termos de estrutura, aproxima-se mais de uma série de divagações acerca do tema do que de uma dissertação propriamente dita.
 

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: a) Não há uma justificação para afirmar que os eventos se tornaram inevitáveis. Tornaram-se inevitáveis por quê? b) “déficit” foi usado inadequadamente, melhor seria usar “deficiências”. c) O uso do presente aqui é incorreto. Melhor seria dizer “saíram”. d) Repete duas vezes a mesma expressão desnecessariamente.

2) Segundo parágrafo: a) “Vagarosa” não, “vigorosa”. Vagarosa significa lenta. b) O sujeito é “questões”, portanto, “são presenciadAs”. Mas a própria escolha do vocabulário é ruim. Melhor seria usar “problemas” e dizer que eles não são resolvidos, que o governo não lhes dá importância e não que eles não têm “melhora ou importância”.

3) Terceiro parágrafo: a) a frase é confusa, melhor seria dizer que essas manifestações democráticas são motivo de orgulho e honra para os brasileiros. b) Repete desnecessariamente o “para”. c) Mais confusão: aparentemente o prejuízo é do próprio cidadão e não do país.

4) Quarto parágrafo: a) a expressão “evolução mundial”, tal como empregada, não faz sentido. A enumeração é confusa também, tratando de ideias diferentes como se fossem coisa de mesma natureza. b) “Camuflado” foi usado impropriamente.

Competências avaliadas

CompetênciaNota
1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.1,0
2.Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.1,0
3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.1,0
4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.1,0
5.Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.0,0
Total 4,0

Desempenho do aluno em cada competência

Nota 2,0 - Satisfatório Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular
Leia a proposta completa
Leia outras redações avaliadas
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host