UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Banco de redações

Redação

Aluno:***

Idade:***

Colégio:***

9,0

MMA versus as artes marciais

O MMA - acrônimo para "mistura de artes marciais", em inglês - tem ganhado cada vez mais espaço na cultura brasileira. Alavancada pelo UFC, seu campeonato, a modalidade conquistou a preferência de pessoas de todas as idades e estratos sociais. Tal disseminação tem prós e contras: como esporte, o MMA condiciona fisicamente; como modo de vida, deixa muito a desejar.

É inegável que a luta é uma excelente forma de fortalecer o corpo. O preparo físico do MMA, como o de qualquer arte marcial, é exigente; suas técnicas são valiosas em situações de autodefesa, ou até mesmo cotidianas.

Contudo, esse esporte também cria pessoas como o estudante que, ao ser perguntado porque escolheu [questionado sobre o porquê de ter escolhido o] MMA, respondeu: "Gosto de bater mesmo, quero ver sangue". A causa disso é que, apesar de, como o nome sugere, misturar outras artes marciais, o MMA deixa de lado as filosofias de modalidades como caratê, judô e outras que guiam suas técnicas com o respeito ao próximo.

O resultado disso tudo são lutadores desprovidos de uma filosofia que os guie - o bushido (caminho do guerreiro) das artes marciais orientais - : [-,] centenas de pessoas que "querem ver sangue" e um campeonato de "artes" marciais sensacionalista e capitalista para atendê-las.
 

Comentário geral

Embora apresente um número enxuto de linhas, o texto está muito bem elaborado, com boa explicação sobre o tema e sobre a polêmica. Os argumentos estão bem encadeados (apesar de haver uma pequena falha no terceiro parágrafo) e, na linguagem, o autor respeita a norma culta.
 

Aspectos pontuais

1)Terceiro parágrafo: exemplo vago: que estudante? Questionado por quem e em qual situação? Para validar o argumento é preciso contextualizá-lo.

Competências avaliadas

CompetênciaNota
1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.2,0
2.Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.2,0
3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.1,5
4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.2,0
5.Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.1,5
Total 9,0

Desempenho do aluno em cada competência

Nota 2,0 - Satisfatório Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular
Leia a proposta completa
Leia outras redações avaliadas
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host