UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Banco de redações

Redação

Aluno:***

Idade:***

Colégio:***

6,5

Mulitelateralismo [Multilateralismo] em prol do desenvolvimento sustentável

A Conferencia das nações unidas sobre o desenvolvimento sustentável a rio+20 [Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20,] mostrou ao mundo que é possível a idéia [ideia] do multilateralismo, estando todos os países em prol de uma economia verde e da erradicação da miséria. Conseguiram estabelecer metas respeitando as adversidades [diversidades] culturais e econômicas de todos os países participantes.

A Rio+20 estabeleceu o desenvolvimento sustentável não só como uma opção, mas sim como o único caminho viável que irá permitir a toda a humanidade compartilhar uma vida decente neste planeta. Além de ter dado a nossa geração a oportunidade de escolher por este caminho.

A falta da presença de Barak Obama e de Angela Merkel deixou visível o tamanho do comprometimento da nação americana e alemã, listadas como possíveis fiadores de uma economia sustentável em países subdesenvolvidos. As nações que se quer [sequer] se submeteram a se fazerem presentes, irão financiar uma economia sustentável?

Ficou claro que fazer as nações ricas pagarem para as nações pobres ter um desenvolvimento sustentável não é a escolha ideal. As nações ricas devem diminuir seu alto padrão de vida e se reestruturar para utilizar menos recursos naturais, e as nações pobres devem ter um consumo equilibrado e se estruturar para crescer alcançando um nível de vida digno e sustentável para toda sua população.
 

Comentário geral

o texto possui alguns bons argumentos relacionados ao comprometimento dos países, mas a análise carece de aprofundamento.
 

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: deve-se evitar os equívocos na escolha vocabular, pois isso prejudica o sentido.

2) Segundo parágrafo: conteúdo repetitivo, pois cita duas vezes a ideia de opção, e contraditório, pois se o desenvolvimento sustentável é o único caminho, não há opção. Comentários confusos.

3) Terceiro e quarto parágrafos: a informação sobre o compromisso dos EUA e da Alemanha só se esclarece no parágrafo quatro, por isso a sequência deveria ser reorganizada para tornar os comentários mais claros.

Competências avaliadas

CompetênciaNota
1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.1,5
2.Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.1,5
3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.1,0
4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.1,0
5.Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.1,5
Total 6,5

Desempenho do aluno em cada competência

Nota 2,0 - Satisfatório Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular
Leia a proposta completa
Leia outras redações avaliadas
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host