UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Banco de redações

Proposta de março de 2009

O aborto deve ou não deve ser legalizado? Por quê?

Há muitos anos, as nações discutem questões científicas, éticas, morais e religiosas que envolvem o aborto. Ele é legalizado e feito de forma segura em vários países, mas é ilegal e visto como grave crime em outros. Muitas mulheres (de todas as classe sociais e religiões) já interromperam uma gravidez indesejada, com ou sem ajuda médica, com ou sem respaldo legal. Uma das principais discussões é se a legalização do aborto diminuiria uma gravíssima questão de saúde pública: as complicações pós-aborto, que são a terceira causa de morte entre mulheres em idade fértil. O que você acha? Por razões médicas ou por escolha pessoal da mulher, o aborto deve ou não ser legalizado?

Leia a proposta completa
Leia outras redações avaliadas

Redação

Aluno:***

Idade:***

Colégio:***

3.0

O aborto no Brasil

A sociedade brasileira está em discussão sobre o tema aborto. Porque, envolve principalmente os questionamentos da Igreja Católica, a qual é contra a prática de aborto.

No entanto, a gravidez indesejada faz com que várias mulheres por não terem poder aquisitivo para irem á hospitais particulares na realização do aborto, procuram clínicas clandestinas as quais a infra-estrutura é precária os instrumentos cirúgicos utilizados são esterilizados incorretamente. Com isso, pode acarretar transmição de doença ou até mesmo a óbito entre adolescentes e mulheres adultas.

Além disso, o aborto no Brasil é proibido exceto nos casos, em que a criança nasce sem cérebro ou sofreu abuso sexual. Contudo com o aumento de abusos sexuais praticados por pedófilos principalmente contra crianças e adolescentes meninas que na maioria das vezes ficam grávidas. Assim a questão do aborto, cada vez mais torna-se polêmica na sociedade brasileira.

Entretanto a Igreja Católica é contra o aborto pricipalmente o Papa Bento XVI e como a maioria da população brasileira é católica, esta fica dividida. Em que alguns aderem aos dogmas religiosos e outros têm opiniões própias sem a interferência da religião.

Portanto, o aborto em casos de abusos sexuais praticados á crianças deve ser legalizado. Pois é de certa forma ''ameniza'' o trauma psicológico da criança abusada sexualmente e de evitar uma gravidez não desejada.

Comentário geral

O texto aborda principalmente a polêmica em torno da legitimidade do aborto, levantada pela Igreja Católica. Com isso, distancia-se um pouco da proposta de redação ("O aborto deve ou não deve ser legalizado? Por quê?"). Observe uma contradição na argumentação: o texto afirma que o aborto é legalizado no Brasil em casos de abuso sexual e conclui defendendo a legalização do aborto em casos de abuso sexual! Sublinhamos erros de pontuação, ortografia, emprego da crase, emprego de pronomes e ortografia.

Aspectos pontuais

1) Há uma inversão na primeira afirmação feita no texto. Na realidade, é o tema do aborto, e não a sociedade brasileira que está em discussão.

2) No final desse mesmo parágrafo, o verbo adequado é "ocorrer" e não "acarretar", que significa "ocasionar". Observe: "podem ocorrer doenças ou até mesmo óbitos (...)".

3) Observe como o trecho assinalado em vermelho no quarto parágrafo não tem ligação sintática com o período que o antecede. É necessário desenvolver a argumentação para criar relações entre as ideias apresentadas no parágrafo.

4) A expressão correta no último parágrafo é "abusos sexuais praticados contra crianças".

Competências avaliadas

CompetênciaNota
1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.1.0
2.Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.1.0
3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.0.5
4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação.0.5
5.Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.0.0
Total 3.0

Desempenho do aluno em cada competência

Nota 2,0 - Satisfatório Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular
Leia a proposta completa
Leia outras redações avaliadas
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host