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Redação

Aluno:***

Idade:***

Colégio:***

9,0

O verdadeiro voto democrático

A cada instante o Brasil cresce e se moderniza e neste novo cenário se destaca a necessidade de uma nova organização política, que traga mais justiça e igualdade aos brasileiros. Essa mudança não poderia começar de outra maneira que não fosse colocando em questão o sistema eleitoral de nosso país.

Referente ás [às] duas propostas apresentadas, de voto distrital e voto proporcional misto, observa-se que países politicamente maduros, como os Estados Unidos, França e Itália adotaram o sistema de voto distrital. Apesar da grande diferença entre o Brasil e estes países, tanto geográfica quanto economicamente, o sistema de voto distrital propõe uma divisão política do país em várias regiões, igualmente representadas, porém individualmente gerenciadas pelos governantes escolhidos por eleitores próprios daquele distrito.

O sistema de voto distrital se torna [torna-se] mais democrático, pois propicia uma representatividade regional melhor no congresso nacional, haja vista que cada político representa a mesma proporção de cidadãos e direciona o foco do seu trabalho para a região distrital a que foi eleito. Outra vantagem é que a população proveniente de um determinado distrito tem maior possibilidade de acompanhar, participar e direcionar a política desenvolvida em sua região.

Em um país democrático como o Brasil, a decisão sobre a mudança do sistema de voto deve ser do povo, através do voto direto. É imprescindível que os eleitores sejam orientados sobre a diferença entre ambos os sistemas, de forma transparente e imparcial, permitindo uma escolha consciente.

Comentário geral

Texto muito bem elaborado, com clara exposição sobre o voto distrital. Porém, como menciona o outro modelo e sugere, na conclusão, que o leitor seja orientado sobre ambos, deveria ter explicado também o outro modelo de voto, mesmo que brevemente.

Aspectos pontuais

1) Terceiro parágrafo: para afirmar que um modelo é mais democrático que o outro não basta dizer o que um tem; é preciso também mostrar o que o outro não tem.

Competências avaliadas

CompetênciaNota
1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.2,0
2.Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.2,0
3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.1,5
4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.2,0
5.Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.1,5
Total 9,0

Desempenho do aluno em cada competência

Nota 2,0 - Satisfatório Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular
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Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

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