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Redação

Aluno:***

Idade:***

Colégio:***

4,0

Redução da maioridade penal no Brasil

O crescente número de menores infratores no Brasil, tem [Brasil tem] chamado atenção para uma importante questão: Deve [deve] haver a diminuição da idade [maioridade] penal?

Se muitos jovens tem [têm] sido ousados o suficiente, a ponto de cometerem [o suficiente para cometer] delitos e até mesmo homicídios, então já estão aptos para responderem [a responder] por tais crimes, pois [e] não devem ser tratados como meros adolescentes que não tem [têm] o mínimo discernimento de seus atos. Até porque, isto [porque isso] seria o mesmo que consentir que outras vidas corram riscos inestimáveis nas mãos destes [desses] precoces delinquentes que passam praticamente isentos diante da gravidade de certos crimes.

É fato que apenas a redução da maioridade penal, não [penal não] cessará com todos os problemas, mas é preciso mais rigor em nossas leis, de maneira que leve os jovens a terem mais receio de praticarem crimes, independente de sua extirpe, já que [o] menor tem consciencia [consciência] de sua impunidade, ao saber que não receberá as mesmas penas de um adulto, e por isso não se inibe de cometer mais atos infracionais.

Enfim, tendo o agente consciência de sua impunidade, esta [está] dando justo motivo para a mudança na idade limite penal para os dezesseis anos, pois apesar de trabalhosa não será impossível e se faz necessária.
 

Comentário geral

Texto razoável, que segue corretamente uma estrutura dissertativa e discute o problema proposto, ainda que de maneira superficial e com poucos argumentos. Em termos de linguagem, é de notar a tentativa de usar um vocabulário culto e até mesmo do âmbito jurídico, sem dominá-lo, incorrendo em erros. O texto perdeu fôlego na conclusão, onde o autor aparentemente cansou de escrever, encerrando abruptamente.
 

Aspectos pontuais

1) Segundo parágrafo: a) “inestimáveis”, nesse contexto, que não pode ser estimado, previsto, imaginado, mas os riscos aí podem, sim, ser estimados: lesão corporal ou morte. b) Só poeticamente, em português, costuma se usar o adjetivo antes do substantivo. c) “Isentos” só não significa o que o autor quer dizer. O correto seria dizer “isentos de culpa”, ou seja, eles não são responsabilizados pelos seus crimes.

2) Terceiro parágrafo: a) “Extirpe” não existe em português. Existe “estirpe”, que no sentido próprio deveria se aplicar a jovens e, no contexto, se aplica a “crimes”, mas então a palavra estaria sendo usada em sentido figurado, numa utilização inadequada do sentido figurado.

3) Quarto parágrafo: a conclusão começa com a repetição do argumento sustentado no parágrafo anterior, mas a seguir o autor introduz novos elementos, dizendo que a redução será trabalhosa, embora não impossível, sem apresentar nenhuma razão para essas opiniões. Ou seja, em vez de concluir com um fechamento, conclui deixando tudo em aberto.

Competências avaliadas

CompetênciaNota
1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.1,0
2.Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.1,0
3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.1,0
4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.1,0
5.Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.0,0
Total 4,0

Desempenho do aluno em cada competência

Nota 2,0 - Satisfatório Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular
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Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

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