UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Banco de redações

Redação

Aluno:***

Idade:***

Colégio:***

10,0

Relações no novo mundo: O mundo das diversidades

O convívio das diversas ?tribos? existentes no mundo globalizado vem trazendo diversas questões a serem discutidas principalmente no âmbito sociopolítico mundial. Vários grupos de diversas idades têm se visto diante de impasses como a adaptação às novas tecnologias por parte das gerações passadas e às regras de convívio por parte das gerações recentes.

Os mais jovens se vêm presos a internet, aos jogos online, ao ?X-box? e ?Playstation?, deixando de lado às [as] boas e velhas brincadeiras de rua, ficando cada vez mais longe dos contatos interpessoais, se tornando frios e muitas vezes não sabendo lidar com os possíveis problemas que possam a vir enfrentar [possam vir a enfrentar] em suas vidas, reagindo inclusive com certa violência àqueles que não comungam dos mesmos gostos e ideias, e estando completamente às margens da vida política da sociedade.

Enquanto isto, os "vovôs" desta era informatizada estão passando apuros não só com as tecnologias que surgem [,] como os "iPhone", "iPed" ["iPad"] , entre outros aparelhos pequenos e sofisticados que têm mil e uma utilidades, mas também com a busca por uma solução para essas novas gerações tão consumistas e desregradas que querem aproveitar ao máximo da juventude e dos prazeres da vida, esquecendo-se dos reais valores da sociedade.

A solução para estes impasses pode estar na união de forças. Ao trazer o que há de excelente das gerações anteriores, como a conservação dos valores humanos, e somar à disposição e inteligência instantânea das novas gerações pode-se obter uma mistura fantástica tanto para a melhoria das relações sociais e tecnológicas quanto para a política, que contará com jovens preparados para um novo mundo, o mundo das diversidades.
 

Comentário geral

A redação revela domínio da linguagem formal e capacidade de argumentação. O texto é praticamente um silogismo, que tem sua premissa maior no primeiro parágrafo (grupos de diversas idades enfrentam impasses) e a premissa menor subdividida nos dois parágrafos seguintes (velhos têm valores, mas não se adaptam à tecnologia; jovens lidam bem com a tecnologia, mas não têm valores). Da articulação entre essas premissas, decorre a conclusão: os dois grupos precisam complementar-se, pela união de forças. Há, evidentemente, questões de conteúdo que se podem levantar quanto aos argumentos apresentados, eles talvez sejam simplistas e generalizadores em demasia, mas, sob o ponto de vista formal, a dissertação é impecável e demonstra um autor apto a entrar no ensino superior.
 

Aspectos pontuais

1) Como sugestão, o titulo ficaria melhor se fosse: Relações em um novo mundo: o mundo da diversidade.

2) Segundo parágrafo: O período que constitui o parágrafo é muito longo e abusa das orações reduzidas de gerúndio. Seria melhor utilizar orações desenvolvidas (coordenadas ou subordinadas) e dividir o período em outros menores, utilizando pontos finais. De qualquer modo, vale notar que, em geral, os estudantes se perdem e incorrem em erros de sintaxe ao desenvolverem períodos longos como este, mas isso não ocorre aqui. Parabéns!

Competências avaliadas

CompetênciaNota
1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.2,0
2.Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.2,0
3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.2,0
4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.2,0
5.Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.2,0
Total 10,0

Desempenho do aluno em cada competência

Nota 2,0 - Satisfatório Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular
Leia a proposta completa
Leia outras redações avaliadas
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host