UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Banco de redações

Redação

Aluno:***

Idade:***

Colégio:***

4,0

Responsabilidade de Todos

No Brasil, em 2012, está ocorrendo o [a] Rio+20, o tema aborda [uma conferência internacional para discutir] questões ambientais e o futuro de nosso Planeta. Após 20 anos depois do acontecido do [da] Eco-92, as Nações Unidas voltam-se ao principal problema de todos os países, como [que é como] desenvolver a tecnologia sem agredir mais o meio em que vivemos.

Ao visualizar o nosso Planeta e suas grandes potências, pensamos em quanto poderiam ser úteis no [contribuir para o] desenvolvimento mundial [mundial, principalmente dos países pobres,] sem agreção de [agressão do] nosso meio ambiente; porém não é isso que reflete os [a ação dos] EUA na contribuição do [da] Rio+20. Seria uma escapatória? Como todos sabemos, o [os] Estados Unidos estão na tão temida crise. Contudo, como advertem os chineses, "Isso não pode ser uma desculpa para fugir do compromisso", visto que os [os norte-americanos] são os maiores consumidores e como consequência os mais vorazes em poluir, deixando a desejar seu cuidado com o meio ambiente. Todavia, o grande problema caminha em direção aos países subdesenvolvidos, tal como em um "efeito dominó", refletindo em nós o prejuízo causado pela irresponsabilidade, deixando no ar a interrogação "poluída" de como ficará o mundo com dinheiro e sem àrvores [árvores].

Portanto as expectativas por um futuro melhor, com [a partir de] uma conferência tão importante, só haverá êxito [se cumprirão] se todos contribuírem, sejam eles chineses, americanos ou brasileiros. Pois o risco está em uma vida universal, cabe a cada qual dar o seu exemplo para que possamos ter um futuro garantido.

Comentário geral

O autor do texto tenta discutir a necessidade de comprometimento de todos os países do mundo para a preservação do planeta. Essa intenção, porém, ficou perdida nas diversas falhas de expressão: vocabulário impreciso, frases mal construídas, informações sugeridas, mas não apresentadas.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: introdução confusa, com erro de concordância e informações vagas (não explicou, por exemplo, o que é a Rio+20); é preciso elaborar frases completas, bem articuladas e com vocabulário preciso para que o parágrafo fique coerente.

2) Segundo parágrafo: a) problema de imprecisão vocabular: como o planeta e as potências seriam úteis?; b) comentário vago sobre os EUA: qual foi a contribuição desse país e o que isso reflete?; c) de que crise o autor está falando? O parágrafo está cheio de expressões incompletas, sem explicações, o que comprometeu a coerência.

3) Terceiro parágrafo: afirmações sem lógica: o que é uma vida universal? Que tipo de risco essa vida universal provoca?

Competências avaliadas

CompetênciaNota
1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.0,5
2.Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.1,0
3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.0,5
4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.1,0
5.Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.1,0
Total 4,0

Desempenho do aluno em cada competência

Nota 2,0 - Satisfatório Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular
Leia a proposta completa
Leia outras redações avaliadas
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host