UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Banco de redações

Redação

Aluno:***

Idade:***

Colégio:***

0,5

(Sem título 010)

Atualmente vem crecendo [crescendo] o grande numero [número] de manifestacoes [manifestações] no Brasil, e a maioria sao jovens os [são jovens. Os] jovens querem poder ter o direito de lutar por seus projetos. Hoje a democracia da [dá] esse direito com o apoio que recebem nas escolas, nos meios de comunicações o [comunicação. O] nosso pais ta [país está] precisando disso [disso,] de jovens pra [para] lutar por tantas questoes, política [questões, política] , desigualdade, misseria , saude [miséria, saúde]. Eles nao sao [não são] homens de amaha sao [amanhã, são] homens de hoje e a cada dia que passa as dificulidade vem crecendo [dificuldades vêm crescendo] em todos os aspectos.

No tempo da ditadura as movimentacoes estudantes [movimentações de estudantes] eram mais dificeis as conqistas [difíceis, as conquistas] eram mais dificeis [difíceis,] hoje com a globalizacao o voto democratico [globalização e o voto democrático,] tudo se tornou mais facil, apezar dos politicos nao [fácil, apesar de os políticos não] darem tanta forca mais [força, mas] mesmo assim as manifestacoes vem crecendo atraves da juventude. a manefestacao que ocoreu no comeco [manifestações vêm crescendo no meio da juventude. A manifestação que ocorreu no começo] de novembro veio acrecentar a ozadia [acrescentar a ousadia] do jovens em querer ser respeitado, querer ter direito de fazer o que lhe dis [lhes diz] respeito.

 

Comentário geral

Texto lamentável, devido a grande quantidade de erros, muitos dos quais crassos e inadmissíveis ao estudante do ensino médio. Não bastasse isso, não se trata de uma dissertação propriamente dita, mas de um amontoado de declarações desencontradas sobre o tema, das quais é impossível extrair qualquer conclusão.
 

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: a) Correto seria dizer cresce o numero, não o grande numero. b) As manifestações, em si, não são jovens. Jovens são os manifestantes. c) O verbo no plural não tem sujeito identificável no contexto. d) As duas afirmações finais não se conectam e por isso não deveriam estar ligadas pelo conectivo e.

2) Segundo parágrafo: a) O que a globalização tem a ver com as manifestações juvenis? b) Não se compreende o que exatamente o autor quer dizer com o fato de os políticos, segundo ele, não darem força às manifestações. c) O uso de através nesse contexto beira o absurdo. d) Ininteligível esse acréscimo de ousadia. Por que ousadia? Por que a manifestação de novembro e não as anteriores?

Competências avaliadas

CompetênciaNota
1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.0,0
2.Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.0,5
3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.0,0
4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.0,0
5.Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.0,0
Total 0,5

Desempenho do aluno em cada competência

Nota 2,0 - Satisfatório Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular
Leia a proposta completa
Leia outras redações avaliadas
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host