UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Banco de redações

Redação

Aluno:***

Idade:***

Colégio:***

4,5

(Sem título 020)

O álcool possui diversos efeitos sobre o organismo humano, psicológica e fisicamente. As diversas substâncias que o compõem são responsáveis por determinadas atitudes que o indivíduo provavelmente não tomaria sóbrio. Visando evitar que tais ações afetem o próximo, a Lei Seca limita o consumo do álcool, não a fim de penalizar o responsável por um possível dano à sociedade, mas [para] prevenir que ele aconteça.

Discussões entre companheiros nas quais um ou ambos estão alcoolizados que terminam em tragédia. Jovens que sob a influência da tradição arcaica que dita o consumo de álcool prematuro e acaba por torná-los dependentes químicos, destruindo suas vidas e seus corpos aos poucos. Chefes de famílias que, ao se tornarem alcoólatras, levam suas próprias famílias à ruína. Acidentes de trânsito que matam tanto a pessoa embriagada quanto um inocente. A Lei Seca aposta na prevenção para impedir as situações citadas anteriormente, entre outras também favorecidas pelos efeitos do álcool, tende a diminuir as estatísticas de mortes e acidentes no trânsito, e fora dele.

Por fim, para ampliar os bons resultados da lei, é aconselhável o aumento da fiscalização já existente nas ruas e avenidas, e também que se leve em conta, além do teste do bafômetro e exame de sangue, análise de um médico e depoimento de guardas de trânsito e policiais rodoviários que tenham interceptado o indivíduo que foi pego dirigindo alcoolizado.
 

Comentário geral

Tema discutido de forma restrita, sem o devido aproveitamento da coletânea oferecida para análise. Embora o autor tenha apresentado sugestões adequadas para a resolução de parte do problema, a discussão ficou restrita à questão da Lei Seca (e do alcoolismo no trânsito), deixou de apresentar outros elementos importantes da problemática do alcoolismo no País.
 

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: a) apresentação adequada do tema, porém sem polemizar os efeitos do conjunto das medidas públicas para a contenção do consumo das bebidas alcoólicas; b) cita-se a Lei Seca como medida para evitar as ações citadas, mas ela só interfere nas questões de trânsito (ao proibir o motorista de dirigir sob efeito de álcool).

2) Segundo parágrafo: a) O conteúdo ficou essencialmente descritivo, composto por frases quebradas, sem articulação, impossibilitando a análise crítica e mais ampla do tema. Foram agrupados problemas ligados a brigas conjugais, dependência química prematura, destruição do ambiente familiar e acidentes de trânsito, porém, a partir daí, o autor passa a tratar apenas desse último enfoque (trânsito), inclusive concluindo o texto como se esse fosse o tema geral.

3) Terceiro parágrafo: Houve a apresentação de sugestões adequadas para se resolver parte da problemática do alcoolismo, porém ainda restritas, limitadas à questão do dirigir embriagado.

Competências avaliadas

CompetênciaNota
1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.1,5
2.Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.0,5
3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.0,5
4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.1,0
5.Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.1,0
Total 4,5

Desempenho do aluno em cada competência

Nota 2,0 - Satisfatório Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular
Leia a proposta completa
Leia outras redações avaliadas
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host