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Proposta de setembro de 2008

Cotas nas universidades: você é a favor ou contra?

Poucas iniciativas governamentais têm criado tanta polêmica como esta. A implantação do sistema de cotas para afrodescendentes e negros tem produzido manifestações inflamadas e completamente antagônicas. Há os que sustentam as cotas como o início da eliminação de diferenças históricas entre negros e brancos. Há os que dizem que a medida é absurda, pois discrimina ainda mais o negro, fingindo integrá-lo. Outros acham que as cotas devem seguir apenas critério econômico, e não racial. Há também os que acham que não deve haver cota, só o mérito pessoal dos candidatos. Como você se posiciona nesta polêmica?

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Redação

Aluno:***

Idade:***

Colégio:***

6.0

Ser ou não ser? Entrar ou não entrar, eis a questão?

Muito se descuti hoje sobre a cota de negros nas universidades brasileiras.

É um preconceito maior dar oportunidade a alguns que tão poucas chances tiveram na vida? É incentivar o comodismo, fazendo com que os próprios negros criem um ciclo vicioso por causa da cota? Ou é valorizar um povo que realmente recebe poucas oportunidades?

Durante muito tempo não pensavamos em ver um gerente de banco negro, ou um bom médico negro, hoje existem excelentes profissões ocupadas por excelentes profissionais negros, será que os mesmo não se beneficiaram de alguma cota para negros em algum momento de suas vidas e por isso chegaram onde chegaram?

É muito revelante pensarmos que por dar a cota a um negro estamos deixando de ter preconceito, porque ao entrar na "sonhada" universidade, mais uma vez o negro terá que conviver com a "pressão" de ter sido acolhido pela cota.

Mas indepêndente desta circustância, a cota para negros será bem aproveitada, por que sempre encontraremos negros bem sucessidos: gerentes, administradores, empresários e outros diversos modelos para a sociedade que foram acolhidos pela cota e formaram-se excelentes profissionais, apesar dos pesares!

O tempo hoje, a chance hoje é pra quem sabe aproveitar ainda que seje uma pequena chance, ainda que seje uma em um milhão ainda é uma chance. Então mesmo que remota essa "chance" de crescer é e continuará sendo bem aproveitada por aqueles que querem vencer e dar um passo para a tão sonhada "igualdade social".

Comentário geral

Mesmo marcada por erros de ortografia e algumas dificuldades gramaticais expressivas, a redação mantém extrema coerência, argumentando em favor das cotas para negros nas universidades. O texto revela domínio da norma culta, além de ritmo, pontuação adequada e correção sintática. Problemas de ortografia, acentuação e pontuação estão sublinhados no texto.

Aspectos pontuais

1) No terceiro parágrafo, há um problema com o adjetivo ressaltado em vermelho. Os vocábulos "revelar" e "relevar" são parônimos, o que pode acarretar confusão. O adjetivo adequado ao texto é "relevante", que significa "que tem relevo, que é importante, que se destaca". O adjetivo derivado do verbo "revelar" é "revelador".

2) No último parágrafo, a expressão destacada em vermelho está incorreta. Fornecemos duas possibilidades: "atualmente" ou "nos dias de hoje".

3) Também no último parágrafo, destacamos em vermelho e grifamos o emprego incorreto do modo subjuntivo do verbo "ser". Trata-se de um erro crasso ("grosseiro"), que deve ser evitado. A forma "ainda que" exige o emprego do modo subjuntivo, que nos verbos ser e estar são, respectivamente, "seja" e "esteja". Portanto: "ainda que seja", "ainda que esteja".

Competências avaliadas

CompetênciaNota
1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.1.5
2.Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.1.5
3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.1.0
4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação.1.0
5.Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.1.0
Total 6.0

Desempenho do aluno em cada competência

Nota 2,0 - Satisfatório Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular
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Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

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