UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Banco de redações

Proposta de março de 2008

Quais as condições necessárias para se atingir o sucesso profissional?

Não há como negar que o mercado de trabalho torna-se cada vez mais competitivo. Por outro lado, recentemente, as empresas têm revelado precisar de trabalhadores com qualificações específicas, de nível técnico ou superior, que estão em falta no país. Além disso, existem vários outros fatores que podem interferir na escolha de uma profissão ou na obtenção de um bom emprego. Sorte, vocação, talento, boa formação escolar, estar atento à demanda e às circunstâncias do momento. Quais as condições necessárias para se atingir o sucesso profissional?

Leia a proposta completa
Leia outras redações avaliadas

Redação

Aluno:***

Idade:***

Colégio:***

5,0

Sucesso profissional: qualificação e sorte

Um dos objetivos mais almejados pelo ser humano contemporâneo é a busca do sucesso profissional. Este objetivo, tão presente na sociedade em que vivemos, remete a todos a dúvida sobre quais as condições necessárias para que este sucesso seja conquistado.

A competitividade do mercado de trabalho hoje faz com que os profissionais que almejam boas colocações nas suas áreas de atuação necessitem cada vez mais de uma melhor qualificação. Um profissional formado em administração de empresas há tempos atrás era disputado pelas grandes empresas somente pelo fato de ter uma graduação na área. Hoje, para esse mesmo profissional conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho, com uma remuneração que lhe possibilite viver com um alto padrão de vida, ele necessita além de uma pós-graduação conceituada, falar uma ou duas línguas estrangeiras.

É importante ressaltar também que somente uma boa formação acadêmica e a capacidade de estabelecer uma comunicação eficaz em uma língua estrangeira não garante uma vida profissional com sucesso. Cada vez mais é necessário ao profissional de praticamente todas as áreas de atuação estar no lugar certo, no momento certo e com a pessoa certa.

Enfim, nos dias atuais é muito importante que além de qualificação profissional os postulantes a bons cargos tenham sorte, atenção às circunstâncias do momento, uma boa rede de contatos profissionais e uma grande capacidade de adaptação a novas circunstâncias.

Comentário geral


Centrada principalmente na questão da qualificação profissional, a redação traz à tona os argumentos e exemplos fornecidos pela proposta. Mesmo assim, o texto demonstra domínio da norma culta e algum conhecimento sobre o texto dissertativo.

Aspectos pontuais


1) Observe como o trecho que introduz a redação dá voltas para chegar à questão principal:

"Um dos objetivos mais almejados pelo ser humano contemporâneo é a busca do sucesso profissional. Este objetivo, tão presente na sociedade em que vivemos, remete a todos a dúvida sobre quais as condições necessárias para que este sucesso seja conquistado."

O que se quer dizer é simplesmente o seguinte:

a) o sucesso profissional é um objetivo almejado pelo homem contemporâneo;
b) quais são as condições necessárias para alcançar esse sucesso?

Observe que o item b) é exatamente igual à proposta de redação: "Quais as condições necessárias para atingir o sucesso profissional?"

2) Há um problema de concordância no terceiro parágrafo (assinalado em vermelho). O texto, já corrigido, fica assim: "somente uma boa formação acadêmica e a capacidade de estabelecer uma comunicação eficaz em uma língua estrangeira não garantem uma vida profissional com sucesso".

Competências avaliadas

Competência Nota
1. Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 1,0
2. Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 1,0
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 1,0
4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação. 1,0
5. Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 1,0
Total 5,0

Desempenho do aluno em cada competência

Nota 2,0 - Satisfatório Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular
Leia a proposta completa
Leia outras redações avaliadas
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host