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Redação

Aluno:***

Idade:***

Colégio:***

4,0

Transform(ação)

Carros. Motos. Ônibus. Caminhões. É inegável o alto número de veículos de grande porte nas ruas atualmente. Esses são alguns exemplos de meios de transporte que são responsáveis pelo trânsito desordenado do dia a dia. Alguns pontos importantes devem ser elucidados, tendo por objetivo propor soluções, respeitando da melhor maneira cada indivíduo.

Segundo a pesquisa Datafolha, cerca de 80% dos paulistanos concordam com a implantação das ciclovias, e 60% acreditam que a bicicleta é um meio de transporte viável para o dia a dia. Mas apesar disso, apenas 3% usam a bicicleta com frequência. Faz-se necessário, portanto, de uma maior incentivação [maior incentivo ao ciclismo] .

Por outro lado, não há segurança para os ciclistas no trânsito caótico do dia a dia. Embora pareça impossível buscar as [encontrar] soluções para o problema, é fundamental agir para reduzir ainda mais seus efeitos. Para isso, precisamos sair deste estado de inércia.

É de extrema importância criar ciclofaixas para que os ciclistas tenham uma maior segurança. Além da circulação [veiculação] de campanhas em todos [os] tipos de mídia, assumindo, assim, o compromisso pelo compartilhamento da importância do [para incentivar o] respeito aos que usam a bicicleta como meio transporte. Soluções imediatas, portanto, são importantes. No entanto, para completar essa equação, é preciso investir na verdadeira transformação. Nesse sentido, o governo deveria investir mais em ciclofaixas e aplicar multas à [a] quem desrespeita o espaço dos ciclistas, como motoristas de carro. ONGs também poderiam ensinar e fiscalizar a população.

Torna-se evidente, portanto, que as ciclovias são muito importantes, uma vez que as bicicletas além de não poluírem, também contribuem para um melhor trânsito. Já é tempo de políticos agirem e o povo entender a importância da sua contribuição.
 

Comentário geral

Texto razoável, prejudicado por imprecisões, redundâncias e confusões. A reflexão sobre o problema fica em nível superficial.
 

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: a) inclui as motos entre veículos de grande porte, o que é um equívoco. b) A frase é ambígua, não se sabe com exatidão ao que a autora nela se refere. Pontos importantes de que tema? Elucidados significa esclarecidos e o problema do trânsito precisa de soluções, não de esclarecimentos. Respeitar os direitos dos indivíduos é muito genérico, até porque não se disse de que indivíduos se fala.

2) Terceiro parágrafo: por que ainda mais? Pelo que o autor diz, nada foi feito para a redução dos efeitos. Então, tem que se fazer algo, não fazer ainda mais.

3) Quarto parágrafo: a) por uma questão de lógica e de economia, criar e investir em ciclofaixas deveriam vir juntos e não cada uma das ações num ponto diferente do parágrafo. b) notar a repetição de importância e importante. c) Não são só os motoristas de carro que desrespeitam os ciclistas. Os de ônibus e caminhões também. Bastava falar em motoristas, que inclui todas as categorias de condutores de veículos motorizados.

Competências avaliadas

CompetênciaNota
1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.1,0
2.Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.1,0
3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.0,5
4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.0,5
5.Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.1,0
Total 4,0

Desempenho do aluno em cada competência

Nota 2,0 - Satisfatório Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular
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Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

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