UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Banco de redações

Redação

Aluno:***

Idade:***

Colégio:***

8,0

Transform(ação)

Segundo Oscar Wilde: "o descontentamento é o primeiro passo para o progresso". Nesse contexto, as recentes manifestações no Brasil demonstram a insatisfação popular perante [com] a situação em que o país se encontra. O estopim foi o aumento de vinte centavos no transporte público, mas as reivindicações vão muito além disso: transparência política, saúde e educação de qualidade são exigidos, que, se acatadas, podem mudar a conjuntura atual da nação.

Embora muitos julguem os protestos de forma negativa, pois atrapalham o trânsito e, algumas vezes, geram confusão, de uma maneira geral, eles trouxeram resultados positivos. Um deles foi a diminuição das tarifas de ônibus, barcas e metrô em vários estados. Outro foi a derrubada da proposta de emenda constitucional trinta e sete, conhecida como "PEC da impunidade".

Em uma esfera [Em nível] mundial, é possível analisar [ver] como a voz de uma sociedade pode alterar seu futuro. A primavera árabe foi [árabe, por exemplo, foi] uma série de revoltas populares contra os governos autoritários no Oriente Médio e norte do continente africano, que culminou na deposição de muitos deles, como no caso da Tunísia e do Egito.

Por tudo isso, constata-se que os recentes protestos trouxeram resultados, ratificando as palavras de Oscar Wilde. O povo deve cobrar seus direitos, mas não somente isso precisa [isso, precisa também] exercer sua cidadania de modo consciente, votando de forma responsável. A luta não pode terminar, todos os brasileiros precisam construir juntos um futuro melhor.
 

Comentário geral

Texto muito bom, sem maiores problemas de linguagem, com duas exceções. Há naturalmente problemas de estilo, mas não se pode exigir demais nesse quesito. O que é o mais importante é seguir a estrutura dissertativo-argumentativa que a proposta exige. A citação é adequada e foi devidamente retomada na conclusão.
 

Aspectos pontuais

Primeiro parágrafo: 1) "Nesse contexto" não é uma expressão adequada, pois as manifestações não ocorrem no contexto de uma frase de Oscar Wilde. O que se quer dizer é que, sob o ponto de vista de Wilde, as manifestações são um sinal de progresso. 2) O uso incorretíssimo do "que" (no lugar de "e") invalida sintaticamente a frase inteira.

Competências avaliadas

CompetênciaNota
1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.1,5
2.Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.1,5
3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.1,5
4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.2,0
5.Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.1,5
Total 8,0

Desempenho do aluno em cada competência

Nota 2,0 - Satisfatório Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular
Leia a proposta completa
Leia outras redações avaliadas
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host