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Banco de redações

Redação

Aluno:***

Idade:***

Colégio:***

6,0

Trânsito sem violência

O trânsito nas grades cidades brasileiras torna-se [tem-se tornado] , progressivamente, caóticos [caótico] e violento. Os quilométricos congestionamentos deixam os motoristas estressados, antes mesmo de saírem de casa. Também não deve-se esquecer, dos [não se deve esquecer dos] irresponsáveis que insistem em dirigir alcoolizados.

Uma medida eficaz para melhorar o tráfego urbano, e consequentemente o animo [ânimo] dos condutores, seria o investimento no transporte público, como foi feito em países mais desenvolvidos. Dessa forma, grande parte dos automóveis particulares poderão [poderiam] ser deixados em casa. Assim, as pessoas poderá [poderiam] ter o mesmo conforto sem aborrecer-se com os outros motoristas. Este é um dos principais motivos de briga no trânsito: o estresse ao qual os motoristas são submetidos.

Outra medida importante no combate à violência de trânsito, [do trânsito] será o aumento das fiscalizações e punições com aqueles [àqueles] que dirigem alcoolizados. Raramente os motoristas, sob o efeito do álcool, que se envolvem em acidentes, [os motoristas que se envolvem em acidentes, sob o efeito do álcool,] são punidos de acordo com a lei. Provavelmente, será paga a fiança e os motoristas responsáveis pelas fatalidades, ganham [fatalidades ganharão] o direito de responder o processo em liberdade. A fiscalização brasileira, [brasileira] deve ser mais eficaz, a fim de se evitar [evitarem] os altos índices de acidentes verificados nos dias atuais.

Portanto, é possível diminuir a violência no trânsito. Desde que o governo tome certas atitudes como investir no transporte público, tendo por finalidade aliviar o trânsito e, por conseguinte, diminuir o estresse dos motoristas e as brigas de trânsito. Entretanto, deve-se, também, intensificar as fiscalizações e aumentar as punições aos motoristas embriagados.
 

Comentário geral

O texto certamente tem mais méritos do que deméritos. São detalhes que puxam sua nota para baixo. Assim, é melhor nos atermos aos aspectos pontuais.
 

Aspectos pontuais

1) Segundo parágrafo: a) As frases e períodos de um parágrafo não têm autonomia total. Elas estão relacionadas entre si para formar o texto. Assim, o seria utilizado na primeira declaração do parágrafo pede que os verbos na segunda declaração estejam no mesmo tempo verbal, poderiam – e atenção para a concordância correta. b) A questão dos congestionamentos não se limita ao conforto, o que é uma visão superficial do problema. Além disso, é preciso relacionar mais explicitamente a ideia de congestionamento e estresse. Ela foi jogada no primeiro parágrafo e não está sendo desenvolvida aqui, apenas mencionada novamente.

2) Terceiro parágrafo: mais um exemplo de desorganização: abre-se o parágrafo falando da necessidade de aumento da fiscalização e da punição a motoristas alcoolizados. Daí centra-se o foco nessa última questão para, em seguida, voltar-se a falar na necessidade de uma fiscalização eficaz. Seria melhor esgotar o quesito fiscalização e depois passar para a punição, sem necessidade de voltar novamente à fiscalização.

3) Último parágrafo: Portanto significa pelo que foi dito anteriormente. Assim, a rigor, não deve ser usado no início de um parágrafo, mas no interior de um período. Mas, aqui, cabe notar também que o que foi dito no parágrafo anterior, ou seja, a necessidade de aumentar o transporte coletivo, a fiscalização e a punição de infrações, não são uma prova de que melhorar o trânsito é possível. Então, há um erro duplo no uso de portanto nesse parágrafo.

Competências avaliadas

CompetênciaNota
1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.1,5
2.Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.1,0
3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.1,0
4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.1,0
5.Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.1,5
Total 6,0

Desempenho do aluno em cada competência

Nota 2,0 - Satisfatório Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular
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Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

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