UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Banco de redações

Proposta de agosto de 2008

O uso da maconha deve ou não ser legalizado?

A utilização da maconha tem sido alvo cada vez mais freqüente de polêmicas, artigos e debates. Há, por exemplo, amplo respaldo médico sobre os efeitos devastadores da maconha no cérebro. Segundo muitos cientistas, ela vicia, sim, e encaminha o usuário para drogas mais pesadas. Por outro lado, existem estudos científicos que propõem o uso medicamentoso da maconha, mesmo que de forma contínua. Há também quem a compare ao álcool e defenda a legalização de seu uso recreativo. Além disso, para alguns, uma eventual descriminalização da maconha seria um modo de pôr fim ao tráfico e a violência por ele gerada. O que você pensa disso? A maconha deve ou não ser legalizada?

Leia a proposta completa
Leia outras redações avaliadas

Redação

Aluno:***

Idade:***

Colégio:***

5.0

Discussão prejudicada

No Brasil, a discussão sobre legalização ou mesmo descriminalização da maconha ainda precisa ser muito amadurecida. Nosso país tem graves problemas de saúde pública e de falta de condições mínimas de sobrevivência. Fazer afirmações muito convictas agora, seria precipitar a decisão.

Uma das principais razões para a sociedade brasileira ainda não estar apta para propor a legalização da maconha é a condição moribunda da sua saúde pública. O álcool é um flagelo segundo as estatísticas de acidentes e de atendimentos emergenciais. O que aconteceria então com essas estatísticas se o efeito potencializador da bebida fosse empregado sobre os efeitos já nocivos da maconha. Deve-se partir do princípio de que um atendimento médico às vítimas dessas drogas prejudica enormemente às pessoas que estão em busca de cura para problemas crônicos de saúde.

Além disso, o povo deve participar ativamente de todas as decisões importantes na historia do país. A legalização da maconha seria um evento histórico. Aliás, história não é o forte das escolas brasileiras, bem como também não são o português e as outras matérias. Ou seja, não há base educacional para uma discussão do mesmo nível que se faz em países como Holanda e Canadá. Não se falem neles como parâmetros para nós.

É uma pena que o Brasil não tenha condição, enquanto sociedade, de tomar uma decisão democrática sobre um assunto como esse que afeta a vida de todos, em especial, a dos jovens. Porém, discutir abertamente nossas deficiências, talvez seja o primeiro passo.

Comentário geral

O texto tem uma abordagem pessoal da questão da legalização do uso da maconha, o que é um ponto bastante positivo. No entanto, a redação apenas agrega diferentes idéias, sem apresentar argumentos suficientes para demonstrar uma tese. Observe a falta de consistência de afirmações como "o Brasil não tem condições de tomar uma decisão democrática sobre um assunto como esse que afeta a vida de todos".

Aspectos pontuais

1) Observe a afirmação feita no primeiro parágrafo: "fazer afirmações muito convictas agora seria precipitar a decisão". Ora, a finalidade de um texto dissertativo é justamente expor argumentos, discutir um assunto e defender um ponto de vista, e não tomar decisões.

2) No segundo parágrafo, temos uma interrogação, no período assinalado em vermelho. A expressão correta é "estar sob efeito das drogas". Uma sugestão para o trecho seria: "O que aconteceria então com essas estatísticas se a bebida fosse ingerida por pessoas que estão sob efeito da maconha?"

3) No terceiro parágrafo, no trecho assinalado em vermelho, há uma digressão ("afastamento ou desvio momentâneo do assunto sobre o qual se fala ou escreve"). O que tem a ver o ensino de história, português e outras matérias diretamente com a legalização da maconha?

Competências avaliadas

Competência Nota
1. Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 1.0
2. Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 1.0
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 1.0
4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação. 1.0
5. Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 1.0
Total 5.0

Desempenho do aluno em cada competência

Nota 2,0 - Satisfatório Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular
Leia a proposta completa
Leia outras redações avaliadas
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Shopping UOL

Hospedagem: UOL Host