UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Banco de redações

Proposta de março de 2009

O aborto deve ou não deve ser legalizado? Por quê?

Há muitos anos, as nações discutem questões científicas, éticas, morais e religiosas que envolvem o aborto. Ele é legalizado e feito de forma segura em vários países, mas é ilegal e visto como grave crime em outros. Muitas mulheres (de todas as classe sociais e religiões) já interromperam uma gravidez indesejada, com ou sem ajuda médica, com ou sem respaldo legal. Uma das principais discussões é se a legalização do aborto diminuiria uma gravíssima questão de saúde pública: as complicações pós-aborto, que são a terceira causa de morte entre mulheres em idade fértil. O que você acha? Por razões médicas ou por escolha pessoal da mulher, o aborto deve ou não ser legalizado?

Leia a proposta completa
Leia outras redações avaliadas

Redação

Aluno:***

Idade:***

Colégio:***

4.0

O aborto de vários ângulos

Não é de hoje que existem discussões sobre o aborto, tanto no Brasil como também mundo a fora. Questões políticas constantes tentam harmonizar, porém a igreja questiona muitas ações existentes além de ser uma interrogação para sociedade.

Em muitos países o aborto é legalizado de forma simples, por exemplo, na china, contudo outros países proíbem esse ato e qualificam como um crime é o caso do Brasil, onde nele é proibida essa ação, embora em casos de estupro ou perigo de morte da mãe há liberação para ocorrê-lo e com isso abre meios de na justiça uma pessoa conseguir a liberação.

A postura que a igreja toma frente a esse tema é sempre de condenação, um caso recente no Brasil foi o estupro de uma menina de nove anos pelo seu padrasto o qual acarretou sua gravidez precoce e o aborto dessas vidas, mas a igreja não aceitou de forma alguma e excomungou as pessoas envolvidas na ação, e ela mostra sua posição em relação a esse dilema.

Na sociedade existem opiniões opostas, e qualificam essa ação de antiética, no entanto outras julgam o momento e não generalizam todos os fatos, nosso país é repleto de contradições sociais, logo uma pessoa q hoje condena o aborto amanhã é a mesma que o faz.

Em virtude desses fatos, percebe-se no Brasil e no mundo que o aborto é definitivamente uma questão árdua de se solucionar, tanto na ética, política como na religião. Logo devemos mesmo é tratar o aborto de forma séria, porque são vidas destruídas, não seres quaisquer para tratarmos apenas por uma simples discussão, e vale lembrar, só vai ter melhorias nesses acontecimentos se houver ação mútua da sociedade.

Comentário geral

A redação apresenta fatos, opiniões e argumentos razoavelmente relacionados ao tema, porém não os apresenta de forma articulada, em defesa de um ponto de vista. O texto manifesta diversos problemas sintáticos, sobretudo no manejo dos períodos compostos. Sublinhamos também erros de ortografia, pontuação, escolha vocabular e uso de minúsculas.

Aspectos pontuais

1) Falta clareza ao trecho ressaltado em vermelho, no primeiro parágrafo. Observe como a primeira afirmação está truncada ("incompleta, cortada"): "questões políticas constantes tentam harmonizar (...)". O que se quis dizer exatamente?

2) O trecho ressaltado no segundo parágrafo pode ser simplificado. Observe nossa sugestão: "onde o aborto é proibido, exceto em caso de estupro ou de perigo de morte da mãe".

3) No último parágrafo, a redação volta ao ponto de partida. Primeiro, o estudante conclui que "no Brasil e no mundo o aborto é uma questão árdua de se solucionar". A seguir, propõe "tratar o aborto de forma séria". Ora, essa é justamente a proposta inicial de redação.

Competências avaliadas

CompetênciaNota
1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.1.0
2.Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.1.0
3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.1.0
4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação.0.5
5.Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.0.5
Total 4.0

Desempenho do aluno em cada competência

Nota 2,0 - Satisfatório Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular
Leia a proposta completa
Leia outras redações avaliadas
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host