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Proposta de agosto de 2009

Toque de recolher protege juventude e sociedade?

O toque de recolher, à noite, para menores de 18 anos tem sido visto por algumas autoridades como o grande trunfo no combate às drogas e às infrações juvenis no país. Já foi implantado em vários municípios de São Paulo e também no Paraná. Os jovens não podem frequentar bares, lanchonetes, lan houses ou bailes após certo horário. Uma parte da sociedade, porém, está chocada com o que chama de preconceito inconstitucional de juízes e incompetência educacional e social do Estado. O que você acha: o toque de recolher realmente protege a juventude e a sociedade?

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Redação

Aluno:***

Idade:***

Colégio:***

5.0

Troca de Papéis

Algumas medidas judiciárias e governamentais vêm chocando o país nos últimos tempos. A lei seca, a proibição do fumo em lugares fechados, e o toque de recolher são exemplos destas [dessas] medidas.

O toque de recolher não é novidade, ele já opera em alguns países e vem ganhando destaque na imprensa. Medidas judiciárias de algumas cidades do interior de São Paulo e outras Brasil adentro proíbem a circulação de menores de 18 anos em ambientes como bares, bailes e lanchonetes depois de determinado horário. O [É o] chamado "toque de recolher". Essas medidas tentam ser justificadas pela "garantia de maior segurança" dos adolescentes e da sociedade, levando em consideração alguns dados que comprovam a redução da criminalidade cometida por adolescentes depois de instalada a medida.

Entretanto[,] medidas como essa [essas] tiram[,] sem o menor ressentimento[,] a liberdade natural de qualquer individuo[indivíduo]: a liberdade de ir e vir. Liberdade garantida pela constituição [Constituição]. Não só isso, é invertido [são invertidos] totalmente os papéis de uma sociedade cívica sadia,[;] afinal[,] quem deveria estar preso são os bandidos. Inclusive os menores de idade, sim, mas garantindo a segurança e a liberdade dos que não são [criminosos]. Já não bastam os prédios altos e as cercas ao redor de nossas casas para nos proteger, mas também nos aprisionar?

A verdade é que medidas como essas, a curto prazo, podem ser soluções, mas[,] se estendidas por um longo período[,] vão ser acomodadas e vão acomodar o povo a uma situação degradante onde [na qual] quem vai se comportar como preso vai ser o cidadão de bem.

Comentário geral

Apesar de alguns deslizes nas construções das frases argumentativas, principalmente pela repetição abusiva das mesmas palavras, sem necessidade, o texto argumenta bem, de forma a tentar convencer o leitor de suas ideias.

Aspectos pontuais

1) No segundo parágrafo, ou o autor deve citar a medida judicial ("toque de recolher") no início, ou apenas no final. A repetição se tornou um problema e não conectou as ideias. Assim, sugere-se: O toque de recolher não é novidade... Ele faz parte de medidas judiciárias de algumas cidades do interior de São Paulo e outras Brasil adentro que proíbem a circulação de menores de 18 anos ...depois de determinado horário.

2) Verifique, no terceiro parágrafo, a repetição inútil das mesmas expressões. A sugestão para ligar ideias sem repeti-las é usar pronomes relativos: ...medidas como essas tiram... um direito de qualquer individuo, que é a liberdade de ir e vir, a qual é garantida pela constituição.

3) Ainda no terceiro parágrafo, ideias ligadas por "mas" deveriam estar ligadas por "para" (que indica finalidade). Assim: ...Inclusive os menores de idade, sim, para garantir a segurança e a liberdade.

Competências avaliadas

CompetênciaNota
1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.1.0
2.Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.1.0
3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.1.0
4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.1.0
5.Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.1.0
Total 5.0

Desempenho do aluno em cada competência

Nota 2,0 - Satisfatório Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular
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Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

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