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Proposta de setembro de 2009

Como você encara os cursos a distância e as universidades virtuais?

A chamada Educação a distância (Ead) é o processo de ensino-aprendizagem em que professores e alunos não precisam estar fisicamente juntos, pois se encontram conectados por tecnologias telemáticas, como a internet. Recursos de Educação a distância já são muito utilizados pelas escolas tradicionais. Aliás, o próprio Banco de Redações se fundamenta na interatividade entre os usuários do UOL e uma equipe de educadores. Desde o início desta década, têm se desenvolvido os cursos de graduação a distância, que o aluno conclui sem praticamente ir à universidade. Há quem veja a inovação com bons olhos. Há quem lhe seja contrário. Como você se posiciona nesse debate?

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Redação

Aluno:***

Idade:***

Colégio:***

5.5

Educação a distância, uma realidade!

Educação a distância vem sendo considerada como uma modalidade de ensino que permite que o aluno não esteja fisicamente presente em um ambiente formal de ensino-aprendizagem mas [e] permite que faça seu auto estudo em tempo distinto[,] mesmo sabendo que a [há] uma separação [distância?] entre o professor e aluno.

É importante ressaltar que A EaD tem como objetivo principal ajudar na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. É nesta [nessa] direção que a Universidade [universidade] vê a possibilidade de formar cidadãos conscientes de seu papel sócio político, [sociopolítico] ainda que vivam [que eles vivam] em lugares onde a oportunidade de ensino de qualidade seja remota. Além disso, o ensino à [a] distância é um elemento facilitador da relação aluno-instituição. Não podemos mais fechar os olhos[:] a Educação à [a] Distância é uma realidade e esta [está] aí para revolucionar a educação, foi o que de melhor aconteceu na educação nos últimos anos, por isso estude, se atualize e aproveite as oportunidades são para todos.

A onda de mudanças chega; portanto, é necessário analisar criticamente [o quê?] e tirar vantagens destas novas tecnologias sem deixar de lado as suas limitações porque o ensino à [a] distância veio como uma alternativa para incrementar o déficit educacional brasileiro,[;] porém é necessário que todos [os] que estão envolvidos[,] governo, instituições, educadores, alunos e professores cumpram bem o seu papel[,] garantindo assim um ensino de qualidade.

Comentário geral

O texto mostra que o autor compreendeu bem a proposta, toma um partido e o defende com argumentos. Deve-se notar, porém, que o texto assume um tom panfletário, ou seja, fala com o leitor diretamente, como que fazendo propaganda (final do segundo parágrafo). Isso não é bom, pois o texto perde força de argumentação e se afasta de sua finalidade.

Aspectos pontuais

1) No primeiro parágrafo, devem-se apontar novas regras do uso do hífen: autoestudo, agora, não tem hífen, nem se escreve separado. Sugerimos ver Hífen: Pronto-Socorro, no UOL Educação.

2) No mesmo parágrafo, um grave erro: trocou-se o verbo haver por "a", que é só uma preposição. Cuidado!

3) Sobre o uso da crase no segundo e terceiro parágrafos: Há controvérsia entre os gramáticos quanto à existência da crase na expressão "a distância". Alguns a consideram inexistente; outros, facultativa.

Competências avaliadas

CompetênciaNota
1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.1.0
2.Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.1.0
3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.1.5
4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.1.0
5.Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.1.0
Total 5.5

Desempenho do aluno em cada competência

Nota 2,0 - Satisfatório Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular
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Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

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