UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Banco de redações

Proposta de janeiro de 2010

O jovem perdeu o interesse pela participação eleitoral? Por quê?

O voto aos 16 anos foi uma conquista do movimento estudantil, incorporada à Constituição de 1988. Entre o fim da década de 1980 e o início da seguinte, estudantes e jovens, de um modo geral, demonstravam interesse na vida política nacional e desejo de se manifestar, por meio do voto, sobre os rumos do país. No entanto, essa vontade de participar tem diminuído. Há cinco anos havia 3,6 milhões de eleitores de 16 e 17 anos no Brasil. Em 2008 o número chegou a 2,9 milhões, redução de 19%. Se números assim permitem constatar o desinteresse do jovem no exercício de um direito seu, é o caso de perguntar as razões desse fato. Por que os jovens parecem ter perdido o interesse pela política? O que explica, na sua opinião, o crescente número de jovens que não faz questão de tirar o título de eleitor e de votar?

Leia a proposta completa
Leia outras redações avaliadas

Redação

Aluno:***

Idade:***

Colégio:***

8,0

A política e a falta de interesse dos jovens

O número de jovens que votam, entre 16 e 17 anos, tem diminuído gradativamente com o tempo. Essa falta de interessa é gerada pela descrença predominante, não somente entre os jovens, mas em toda população, quando o assunto é política.

Essa descrença se deve, principalmente, pelas [às] várias "propinas" entre os políticos . O dinheiro do povo está sendo desviado, escondido em meias, malas e os mais inimagináveis lugares. E, dessa forma, a corrupção se mostra cada vez mais "cômica" e vergonhosa para toda a população brasileira. Sendo assim, por que os jovens se dariam ao trabalho de tirar o título de eleitor? Para trocar os "corruptos" ? Por isso, enquanto não são obrigados, eles se isentam de se envolver em toda essa vergonha que se tornou a política brasileira.

Quando o assunto é corrupção, infelizmente, torna-se algo complexo para ser levado à discutição [discussão] , afinal, a consciência é individual, a honestidade e [o] respeito também. Três características importantes que faltam aos políticos brasileiros. Mas, quando o assunto é o interesse do jovem em relação à política e [às] eleições, o que deve ser feito é respeitar a decisão de cada um deles. Afinal, se o dinheiro do povo brasileiro não é respeitado ao menos sejam as suas decisões e escolhas, ou, nesse caso, a falta delas.

Comentário geral

Bom texto, com pequenos deslizes e limitações no tocante à clareza (ver aspectos pontuais), além de um errinho horroroso ("discutição") no último parágrafo. Apesar de ser muito breve e de perder o foco de vez em quando, o autor sabe expor suas opiniões e justificá-las.

Aspectos pontuais

1) Segundo parágrafo: por "vária 'propinas' entre políticos" o que se entende é uma troca de gratificações ilegais que os políticos fazem entre si. No caso, seria mais correto atribuir a descrença do jovem à corrupção generalizada, da qual as propinas são apenas parte. A propósito, o uso de aspas nas três palavras assinaladas não dá conta de deixar claro o que o autor quer dizer. Já explicamos o caso da expressão propinas. No caso de "cômica", o que o autor quis dizer é que o problema é ao mesmo tempo sério e cômico. Talvez fosse melhor reescrever a frase assim: "a corrupção se mostra, apesar de seus aspectos até cômicos, cada vez mais vergonhosa para toda a população brasileira". No caso de "corruptos", as aspas são totalmente desnecessárias.

2) Terceiro parágrafo: Em função da clareza, sugerimos reescrever o início do parágrafo assim: "A corrupção é um tema de discussão complexo".

Competências avaliadas

Total 8,0

Desempenho do aluno em cada competência

Nota 2,0 - Satisfatório Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular
Leia a proposta completa
Leia outras redações avaliadas
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host