UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Banco de redações

Proposta de outubro de 2007

A energia nuclear é uma boa solução para o Brasil?

O país possui duas usinas nucleares: Angra 1 e Angra 2, no Estado do Rio de Janeiro. O governo planeja a instalação de Angra 3. Mas o uso de energia nuclear tem dividido a opinião dos especialistas. O benefício é que ela não polui a atmosfera nem contribui para o aquecimento global. Há também vantagens na sua utilização em medicina, agropecuária, indústria, etc. Porém, o grande problema dessa matriz energética é que os restos do urânio enriquecido viram um lixo perigoso, sem falar no risco de acidentes.

Leia a proposta completa
Leia outras redações avaliadas

Redação

Aluno:***

Idade:***

Colégio:***

4,0

Projeto nuclear: uma alternativa ou um problema

A energia nuclear tem varias utilidades e diferente do que muitos pensam, sua utilidades vão além do fornecimento de energia, porém ela pode
causar sérios problemas.

A energia nuclear é uma fonte de energia não poluente, o que fez com que ela voltasse as discussões, já que se busca por fontes alternativas devido aos problemas ambientais.

Além disso, graças a essa tecnologia, foi desenvolvido tratamentos para câncer, aparelhos de se realizar exames e para as industrias.

Porém, a energia nuclear tem muitos problemas.Vazamentos de produtos radioativos causam sérios problemas se ouver exposição, como exemplos disso temos o maior acidente radioativo,Chernobyl e o acidente em Goiânia, onde sucateiros violaram uma cápsula.

Além disso, o lixo radioativo é algo muito perigoso.Ele fica estocado em bolsões no subsolo, mas com o aumento do uso dessa tecnologia, o lixo vai aumentar e não terá mais onde colocá-lo.

O projeto nuclear trouxe um grande avanço para o Brasil no desenvolvimento de novas tecnologias.A busca por soluções para os problemas ambientais é algo que deve ser pesquisado e a energia nuclear pode ser uma solução desde que suas técnicas sejam melhoradas e que a segurança seja maior, pois pessoas e o ambiente estão interligados, um vazamento seria prejudicial para ambos.

Comentário geral



Mesmo apresentando fatos e argumentos relacionados ao tema proposto, a redação se ressente da falta de conexão entre as idéias expostas em cada parágrafo. Não há uma progressão na argumentação desenvolvida ao longo do texto, mas apenas uma justaposição de argumentos.

Aspectos pontuais


1) É necessário um cuidado maior com a ortografia e a acentuação na elaboração do texto. Mesmo sendo resultado de distração, a falta de acento em palavras como "várias", "cápsula" ou "indústrias" não é admissível para os alunos do ensino médio. Mais grave é grafar o verbo haver sem o h (como acontece em "houver").

2) No terceiro parágrafo, podemos notar um problema de concordância no trecho assinalado em vermelho: "foi desenvolvido tratamentos para câncer". A redação correta é "foram desenvolvidos tratamentos para câncer", uma vez que o sujeito da oração é "tratamentos".

3) No trecho assinalado no penúltimo parágrafo, podemos observar o uso coloquial do verbo "ter" no lugar de "haver": "o lixo vai aumentar e não terá mais onde colocá-lo". Isso é um erro na linguagem escrita, pois gera confusão. Pode-se pensar que o verbo se refere a um sujeito oculto e, nesse caso, coloca-se a questão: quem não terá mais onde colocá-lo? Sintaticamente, não existe uma resposta para ela.

Competências avaliadas

Competência Nota
1. Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 1,0
2. Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 0,5
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 1,0
4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação. 0,5
5. Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 1,0
Total 4,0

Desempenho do aluno em cada competência

Nota 2,0 - Satisfatório Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular
Leia a proposta completa
Leia outras redações avaliadas
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host