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Redação

Aluno:***

Idade:***

Colégio:***

2,0

Violência nas escolas

Na sociedade atual, é comum observarmos determinadas violências seja verbal [violências, sejam verbais] ou não, em ambientes públicos como: escolas, universidades, entre outros. Assim gerando desconforto a quem recebe, resultando em muitas vezes em ato de violência.

Uma das causas principais para a violência nas escolas é o Bullying que resulta na destruição de relações sociais entre emissor e receptor desse tipo de violência.

Há também o fato dos problemas sociais que o agredido pode ter como: financeiros, familiares e de saúde, ou seja, tornando a pessoa mais retraída, isolada, tornando alvo de chacotas.

Para acabarmos com esse tipo de violência em escolas, cabe a todos nos [nós] educarmos melhor nossos filhos e também o [cabe ao] governo proporcionar mais palestras nas escolas, pois o problema não esta [está] nas estruturas dos ambientes públicos e sim na sociedade.

Comentário geral

Há problemas de expressão e de conteúdo neste texto: a linguagem está imprecisa, com referências genéricas, e faltam argumentos, informações e provas para sustentar a análise.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: a) introdução muito vaga sobre a violência na sociedade, pois cita a verbal e diz haver outras, não especificadas; b) trecho impreciso para indicar os ambientes públicos, pois cita dois equivalentes (escolas e universidades) e a expressão entre outros que não remete a nada; c) a frase final, além de incompleta e sintaticamente mal construída, traz um comentário sem lógica: os atos não vão provocar, muitas vezes, atos de violência, pois eles mesmos já são a própria violência.

2) Segundo e terceiro parágrafos: a) não há continuidade entre os parágrafos, já que no primeiro fala-se em casos de violência na sociedade e nos seguintes foca-se apenas nas violências em escolas; b) o terceiro parágrafo inicia indicando que irá citar outra causa para a violência escolar, mas, assim como no anterior, acaba referindo-se a bullying.

4) Quarto parágrafo: conclusão mal relacionada com o conteúdo anterior, pois propõe que os pais eduquem seus filhos, mas não tinha, antes, citado isso como causa do problema; também propõe palestras nas escolas, mas não especifica para que público, uma vez que o problema está na sociedade (o que vai muito além dos limites da escola).

Competências avaliadas

CompetênciaNota
1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.0,5
2.Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.0,5
3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.0,0
4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.0,5
5.Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.0,5
Total 2,0

Desempenho do aluno em cada competência

Nota 2,0 - Satisfatório Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular
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Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

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