Filantropia ajudando o Estado

NOTA 2,5

A péssima atitude de criticar a Filantropia filantropia se percebe no momento em que se analisa que o Estado não é capaz de cuidar de todos, deixando as pessoas bem sucedidas, financeiramente, ajudar as menos favorecidas.

Filantropia filantropia também conhecida como: caridade como caridade, já é praticada por muitos milionários e bilionários no com o intuito de diminuir as desigualdades sociais, além de ser uma forma terapêutica de fazer o bem. Atualmente, Bill Gates é o maior nome da Filantropia filantropia no mundo; ele mais o e Warren Buffett criaram a instituição Giving Pledge pra incentivar os Norte Americanos os norte-americanos a praticarem este ato.

No Brasil, a Filantropia filantropia que é mais vista são é a dos programas de TV, eles que usam essa atitude para conseguir mais audiência, tornando uma atitude feia e bonita ao mesmo tempo; Feia tempo. Feia: por usar a boa ação como moeda de troca e Boa troca. Bonita: por ser divulgada, assim, incentivando incentivando assim as pessoas a fazer o mesmo, e também mesmo. Também existem vários Institutos e ONGS institutos e ONGs que ajudam as crianças de baixa renda a seguirem o caminho do esporte e dos estudos.

Na última década, o Brasil incorporou uma atitude do Estado mais social, dando oportunidade a quem nasceu sem, mas longe de ser perfeito em igualdade; Portanto, igualdade. Portanto, ainda é necessário de pessoassão necessárias pessoas para ajudar onde o Governo governo tem falhado, com a criação de novas ONGS,Fundações Públicas e Institutos ONGs, fundações públicas e institutos, porque fazer o bem, te ajuda a sentir bem.

Comentário geral

Texto fraco, de caráter expositivo e não argumentativo. Veja a diferença aqui. Tem problemas de linguagem e de conteúdo, a começar do fato de não levar em consideração o tipo específico de filantropia apresentado no tema: doações significativas de grandes fortunas para fins sociais. Há trechos confusos, que carecem de mais explicações para se tornarem claros. O parágrafo final se encerra com uma referência inadequada a um suposto destinatário (indicado pelo pronome na segunda pessoa do singular), que não estava no horizonte do texto até então.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: o texto começa atacando a péssima atitude de criticar a filantropia. Mas quem está criticando a filantropia? Certamente, não é a proposta da redação. Então, em vez de combater essa suposta crítica, o autor devia começar declarando que a filantropia lhe parece útil por complementar ou suplementar as ações ou a inação do governo.

2) Segundo parágrafo: a) há uma diferença entre caridade e filantropia, particularmente no tipo de filantropia de que trata a proposta de redação. b) A filantropia não se restringe a ajudar pobres e miseráveis. Igualmente, não visa acabar com a desigualdade social. c) Por que o autor fala em forma terapêutica de fazer o bem? Por que essa forma é terapêutica? d) Não são todos os norte-americanos. Só os magnatas.

3) Terceiro parágrafo: há muitas formas de conseguir audiência sem fazer filantropia. Então, que mal há em conseguir audiência com filantropia?

4) Quarto parágrafo: a) O primeiro trecho em vermelho não faz muito sentido. É difícil saber ao certo o que o aluno está tentando dizer. Ele escolheu mal as palavras e as combinou inadequadamente, no que se refere ao seu sentido. b) Se a iniciativa é so setor privado, como ele vai criar fundações públicas, isto é, estatais? c) Com quem o autor estabelece inesperadamente um diálogo, empregando o te, caso oblíquo de tu, pronome de segunda pessoa, que muito poucos sabem usar corretamente? Isso subverte o tom impessoal que o texto tinha desde o começo.

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 0,5
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 0,5
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 0,5
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 0,5
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 0,5
Nota final 2,5
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.

UOL Cursos Online

Todos os cursos