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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Dezembro/2015 Mariana: fatalidade ou negligência?

Redação corrigida 550

Incalculável perda

Inconsistente Erro Correção

O país encontra-se em uma batalha delicada e complexa devido à recente catástrofe em Mariana (MG). O rompimento de uma barragem na Samarco – agente empresa mineradora - não fica ficou restrita somente à região de Mariana, como também atingiu quinze outras cidades e arredores do estado vizinho Espírito Santo.

Em nota, a empresa não fornece muitos dados, o que acarreta à a já frequente pergunta: quem são os responsáveis? Uma vez que a obra, obra é de caráter privado, cabe ao governo apenas a fiscalização; este, por sua vez, diz ter sida sido feita corretamente.

Aos parentes das vítimas, resta restam explicação e condolências. No entanto, não é a primeira vez que fato parecido ocorre, tivemos, há 2 anos dois anos, o incêndio em Santa Maria (RS) na boate “Kiss”, também categorizada caracterizada por falhas nos sistemas público e privado.

De certa forma é preciso maior efetividade nas interferências da prefeitura nestes nesses casos, o que também leva levaria à conscientização dos setores privados para melhor segurança de seus funcionários, clientes ou a quem possa prejudicar de quem possa ser prejudicado.

Comentário geral

Texto regular, relativamente bem escrito, mas que deixa a desejar em termos de conteúdo. A introdução traz uma ambiguidade e um equívoco. A argumentação se restringe a apresentar uma semelhança entre a tragédia de Mariana e a da boate Kiss, em Santa Maria (RS). A conclusão restringe as responsabilidades à prefeitura, que não é, de modo algum, o único responsável da parte do governo na fiscalização de atividades mineradoras. Há muito mais instituições envolvidas. Enfim, se o autor quis fazer um teste, sem compromisso, de sua capacidade de redigir uma dissertação, ele passou com a nota mínima para a aprovação. Se estivesse diante do Enem ou de um vestibular, ele teria que se esforçar mais, desenvolver e aprofundar as questões que ele apontou na redação.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: a) qual é essa batalha delicada e complexa? A busca de punição para os culpados? A busca de indenização aos atingidos e recuperação do meio ambiente? Tudo isso junto? A expressão usada é metafórica e pode significar muita coisa. É aconselhável ser mais objetivo e usar linguagem em sentido literal (não no sentido figurado). b) O autor mal se preocupou em verificar a extensão da catástrofe. Se tivesse feito isso, saberia que o problema não se limitou aos arredores do estado vizinho, o Espírito Santo. Na verdade, a lama tóxica atravessou o Espírito Santo e poluiu o oceano Atlântico.

2) Segundo parágrafo: a primeira frase em vermelho precisa do verbo que colocamos em verde para ser sintaticamente completa e fazer sentido. A que vem depois do ponto e vírgula, precisaria ser reescrita por completo para estar de acordo com a gramática, sem falar no erro gravíssimo de flexionar o verbo ser no feminino (sida).

3) Quarto parágrafo: já dissemos no comentário geral, mas insistimos: é um erro achar que o problema se restringe à prefeitura. Por que usar uma palavra tão específica? Bastava falar em governo ou órgãos fiscalizadores e estava tudo certo.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 150
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 100
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 100
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 100
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 100
Nota final 550

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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